Trabalhadores já podem se inscrever no Chapéu de Palha no Sertão de Pernambuco

Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia. As inscrições seguem até o dia 27 de janeiro.
O benefício é voltado a auxiliares de câmara fria e de casa de embalagem, embaladores, tratoristas e trabalhadores da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco. É preciso  maior de 18 anos e ter trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias corridos entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2016. Também é necessário ser morador de um dos sete municípios contemplados no programa.

Para se cadastrar, basta levar os originais e as cópias dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, número do PIS ou NIS (cartão cidadão ou Bolsa Família), Carteira de Trabalho e contrato de trabalho rescindido. No ato do cadastro, os participantes recebem o cartão de frequência. Quem já possuir este documento, por ter participado do programa em anos anteriores, deve apresentá-lo no momento do cadastramento.

De acordo com o gerente geral de Articulação Institucional da Secretaria de Planejamento e Gestão e coordenador do programa, Humberto Vianna, é importante levar a documentação completa. “O trabalhador precisa levar a documentação exigida para que a inscrição possa ser concretizada em primeiro momento, para não restar nenhuma pendência. O trabalhador cadastrado, e se for aprovado, vai ter um benefício na entressafra. A primeira parcela sai em 30 dias após o cadastramento”.

Segundo Humberto, o trabalhador que possui o Bolsa Família vai receber o valor de R$100. Já para aqueles que não recebem esse benefíco, o Chapéu de Palha fica no valor de R$$ 232,50. “Após o cadastro, oferecemos cursos técnicos e ele é incentivado a ter uma preparação. É uma exigência do programa e é importante que o trabalhador participe. As capacitações são feitas no local da inscrição. São mais de 20 cursos e cada beneficiário pode fazer a opção do curso de acordo com o seu perfil”, explica.

Este é o 11º ano consecutivo do Programa Chapéu de Palha desde que foi reeditado, em 2007. Em 2015 e 2016, o Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada beneficiou mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras. Outras informações sobre os locais de cadastro pelo telefone 0800.282.5158.

Confira abaixo os polos de inscrição:
Polo 01 – Centro de Convenções (Petrolina)
Av. 31 de Março, S/N, Centro
Polo 02 – Bebedouro – Escola Estadual Antonio Nunes dos Santos (Petrolina)
Av. Principal, s/n, N S 01
Polo 03 – Maria Tereza – Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro (Petrolina)
Av. Principal, S/N, Vila – Km 25
Polo 04 – Agrovila Massangano – Escola Estadual Manoel Messias Barbosa (Petrolina)
Av. Principal, S/N
Polo 05 – N-04 – Escola Estadual Manoel Alves Nogueira (Petrolina)
Rua B, S/N, Projeto Senador Nilo Coelho
Polo 06 – N-1O – Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade (Petrolina)
Av. Principal, S/N, Projeto Senador Nilo Coelho
Polo 07 – Tapera – Escola Félix Manoel dos Santos (Petrolina)
Av. Principal, S/N, Estrada da Tapera
Polo 08 – Escola Estadual Santa Maria – Lagoa Grande
Rua dos Estudantes, 188 – Centro
Polo 09 – Escola de Referência em Ensino Médio Dom Helder Câmara – Lagoa Grande / Vermelhos
Av. Principal, S/N – Vermelhos
Polo 10 – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belém do São Francisco
Av. Cel. Jerônimo Pires, 1124 – Centro
Polo 11 – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria da Boa Vista
Rua Joaquim Nabuco, 229 – Centro
Polo 12 – STR Petrolândia
Rua Dantas Barreto, 109 – Centro
Polo 13 – STR Cabrobó
Av. Presidente Castelo Branco, 558 – Centro
Polo 14 –  STR Orocó
Av. Prof. Ulisses Novaes Dione, 56 – Centro
Via:G1-Petrolina