IML de Petrolina demora para recolher corpos e Sinpol denuncia estrutura precária

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, além da dor de perder um ente querido, algumas famílias ainda estão tendo que lidar também com a demora no recolhimento dos corpos pelo Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) nos locais do crime. Há casos, como o que aconteceu na segunda-feira (30), em que o recolhimento do corpo de uma mulher de 39 anos, que foi assassinada no bairro Vila Vitória, demorou cerca de cinco horas para ser realizado.
Para atender a demanda de Petrolina e de cidades circunvizinhas, o IML tem dois carros, um estava com problemas mecânicos. De acordo com o presidente do Sindicato de Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol),  Áureo Cisneiros, revela que a estrutura de trabalho é precária, já que além de Petrolina tem mais 38 cidades do Sertão de Pernambuco para atender. “O descaso é total com o IML de Petrolina. Tem mais de dois anos que a gente vem denunciando essas condições. Falta motorista, é um para atender a uma região ampla. O IML opera com o deficit de mais de 60% de  auxiliares de legistas e existe a falta de motoristas e maqueiros”.
O Trabalho do IML é feito em conjunto com o instituto de criminalística (IC) e o IML só pode remover o corpo do local do crime depois que o IC realiza a perícia.  A sede do instituto de criminalística, apesar de inaugurada há pouco tempo, conta com uma equipe de trabalho, composta apenas por um perito criminal e um auxiliar de perícia.
“Temos apenas um perito criminal, que trabalha em uma escala 24h por 72h, e a equipe é formada por um perito criminal e um oficial de perito. O concurso público, já houve as provas, e já está em andamento. Serão convocados 56 novos peritos criminais de desse contingente, e com certeza, virá uma parte para Petrolina para atende a demanda”, relata o gestor da unidade, Ivan Câmara.
Sobre o atraso no recolhimento no corpo do Vila Vitória, o gestor alega que não é uma situação corriqueira. “Foi uma situação atípica. Nossa equipe foi para Dormentes e a nossa viatura estava em revisão na autorizada. A nossa viatura foi para Dormentes e não ficou descoberto, eu como gestor e como perito criminal, assumo a responsabilidade do caso em Petrolina”.
Quanto ao concurso em andamento, a Secretaria de Defesa Social disse que a previsão é que os aprovados sejam convocados em maio. A distribuição do efetivo, ainda não definida, é feita pela gerência geral de polícia científica a depender da necessidade de cada região. Quanto ao veículo quebrado e as adequações na estrutura do IML, solicitadas pelo Ministério Público, a SDS não enviou resposta.
Via: G1-Petrolina