PM retira unidade do Vivendas e moradores reclamam da insegurança

Os moradores do residencial Vivendas, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, voltaram a reclamar da insegurança no local. Após duas semanas, um trailer da Polícia Militar (PM), que foi colocado na comunidade para reduzir os índices de violência, foi retirado. Agora a população diz que até o atendimento médico das famílias foi prejudicado.
De acordo com os moradores, o trailer ficou na comunidade por 16 dias e foi retirado na madrugada desta quinta-feira (2), sem nenhuma comunicação prévia. O apoio da PM chegou ao Residencial Vivendas no dia 14 de fevereiro, depois que a comunidade fez um protesto na BR-428.
Os manifestantes bloquearam a rodovia exigindo mais segurança para os moradores. Um dia antes, um homem de 44 anos tinha sido assassinado dentro do residencial. Os moradores reclamavam também dos constantes assaltos dentro da comunidade.
Em um documento assinado pelo comando da Polícia Militar e pela Associação de Moradores, consta que o trailer ficaria no bairro por tempo indeterminado, até que a situação das viaturas do 5º Batalhão de Polícia Militar fosse normalizada.
Ainda segundo os moradores, sem o policiamento, eles dizem que o atendimento médico fica prejudicado. Nesta sexta-feira (3) pacientes fizeram fila para aguardar a unidade móvel de saúde, mas não sabiam se iriam ser atendidos. Em nota, a Secretaria de Saúde garantiu que o atendimento será realizado desde que tenha policiamento.
Por telefone a PM confirmou que um dos motivos da retirada do trailler são as férias de cerca de 60 policiais militares, e destacou que as unidades não são exclusivas de bairros. A PM informou ainda que uma outra unidade que ficava na rodoviária de Petrolina também foi retirada. Mas, a Polícia Militar garantiu que rondas estão sendo realizadas e intensificadas no residencial Vivendas em todos os turnos.
Por: G1-Petrolina