Cerca de 50 categorias em Pernambuco declaram apoio à greve geral desta sexta (28)

Cerca de 50 categorias em Pernambuco já declararam apoio à greve geral contra a Reforma da Previdência e Trabalhista marcada para a próxima sexta-feira. Instituições como a Arquidiocese de Olinda também declararam apoio à mobilização e convocaram os católicos a participaram do movimento. Com a aproximação da data, as classes estão realizando suas assembleias e aprovando a adesão ao movimento em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Na manhã desta quarta-feira, os cerca de 1.600 trabalhadores do estaleiro Vard Promar em Suape-PE, em assembléia junto com o Sindicato dos Metalúrgicos, aderiram à paralisação. Os 3.600 trabalhadores do estaleiro Atlântico sul também vão cruzar os braços, paralisando o setor naval em Pernambuco.

Os auditores fiscais e julgadores tributários da Secretaria da Fazenda de
Pernambuco (Sefaz-PE) também aprovaram a paralisação das atividades na próxima sexta-feira. A suspensão dos serviços vai afetar todas as 26 Agências da Receita Estadual (ARE’s), a sede da secretaria, no Edifício San Rafael, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), além dos 15 Postos
Fiscais (PF’s).

A Federação dos Empregados do Comércio de Bens e de Serviços do Norte e do Nordeste (Feconeste) e seus 34 sindicatos filiados das regiões Nordeste e Norte declaram, no início da tarde desta quarta-feira, apoio e adesão à greve geral.

Os funcionários dos Correios realizam uma assembleia nesta quarta-feira para decidir se aderem à paralisação. A reunião está marcada para as 18h30, na sede do sindicato da categoria, no Recife. Também serão realizadas assembleias simultaneas nas cidades de Caruaru e Petrolina. 

Na manhã da quinta-feira, a Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) vai realizar uma entrevista coletiva de imprensa, às 10h, na sede da nova Central, no Edifício Círculo Católico, rua do Riachuelo, Boa Vista. Na ocasião, serão dados os informes gerais sobre a greve geral e as categorias que aderiram à mobilização.

Confira as categorias que já anunciaram que cruzarão os braços nesta sexta-feira, segundo a CUT:

Rodoviários
Metroviários
Aeroportuários
Aeronautas
Metalúrgicos
Bancários
Polícia Civil
Servidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)
Servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)
Professores da UPE
Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Trabalhadores da Previdência Social
Professores da rede municipal do Recife
Trabalhadores dos Correios
Petroleiros
Servidores Municipais do Paulista
Servidores Administrativos Fazendários
Servidores da Universidade de Pernambuco
Servidores do Poder Judiciário
Guardas Municipais do Recife
Trabalhadores em Processamento de Dados das empresas federais, estaduais, municipais e de empresas privadas.
Trabalhadores Químicos
Trabalhadores de Estabelecimentos de Ensino da Rede privada
Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco 
Trabalhadores Portuários
Professores de Jaboatão dos Guararapes
Trabalhadores em Educação de Pernambuco
Servidores Municipais do Recife
Enfermeiros
Servidores Federais
Servidores estaduais da administração direta e indireta
Agentes Comunitários do Recife
Assistentes Sociais
Psicólogos
Farmacêuticos
Odontologistas
Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais
Agentes de Segurança Penitenciária e Servidores do Sistema Penitenciário
Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco
Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal
Associação dos Profissionais de Educação Física
Trabalhadores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Trabalhadores da Construção Pesada
Trabalhadores em Asseio e Conservação
Condutores de Ambulância de Pernambuco
Sindicato dos Porteiros
Vários servidores públicos municipais, como por exemplo, de Buíque, São Bento do Uma, Bezerros, Abreu e Lima, Riacho das Almas, Iato, Exu, São Vicente Férrer, Tacaimbó. Tupanatinga, Sertânia, Moreno, Gravatá.

Ato – A greve geral de trabahadores marcada para o próximo dia 28 de abril em todo o país vai contar com ato público e caminhada no Recife. A mobilização contra as reformas trabalhistas e da previdência tem concentração às 14h, na Praça do Derby. De lá, os manifestantes sairão em caminhada em direção ao centro do Recife.

O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), vai acompanhar as mobilizações na capital Pernambucana. Ele deve chegar às !5h, na Praça do Derby para se juntar a representantes das sindicais CUT, Intersindical, Conlutas, Força Sindical, além das frentes de mobilização do Povo Sem Medo e do Brasil Popular, que também já confirmaram presença. “Vamos parar Pernambuco e o Brasil para dizer que não aceitamos desmonte de direitos assegurados há 70 anos, como a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e o fim real da aposentadoria. Não vamos permitir que o Governo Temer acabe com direitos que os trabalhadores conseguiram conquistar com muita luta. Não tenho dúvida que será a maior greve geral do País desde 1980. O povo vai mostrar a sua força e dizer que não aceita essas mudanças que estão sendo orquestradas por uma elite mesquinha que quer manter e ampliar os seus privilégios e um governo ilegítimo, que está prestes a cair de tão podre’, afirmou o senador.
Por: Diário de PE