Fabio Assunção pede desculpa: ‘Errei ao me exceder’

O ator Fabio Assunção pediu desculpas neste sábado (24) pelo episódio que culminou com sua detenção pela polícia na madrugada de hoje, em Arcoverde, Pernambuco. No Instagram, ele publicou um texto em que afirma que se excedeu durante uma briga e afirma que não fez “uso de nenhuma droga ilícita”. Ele foi autuado por desacato, desobediência, resistência e dano ao patrimônio público. O ator pagou dez salários mínimos de fiança (R$ 9.370) e vai responder em liberdade, segundo o Jornal do Comercio.

“Lamento muitíssimo o ocorrido em Arcoverde. Era uma noite de celebração. Tínhamos acabado de exibir nosso documentário filmado no sertão pernambucano no palco principal do festival de São João. Então fomos com a equipe confraternizar e a situação saiu do controle. Infelizmente aconteceu uma briga. Errei ao me exceder. Não fiz uso de nenhuma droga ilícita – o que será comprovado pelo exame toxicológico que eu mesmo pedi para ser feito. Serei responsável pelos danos causados. Agora estou bem. Agradeço pelas tantas manifestações de carinho e apoio que recebi. Peço a todos sinceras desculpas. Não é fácil, mas reconhecer meus erros e procurar sempre aprender com eles é o que eu desejo”, escreveu o ator na rede social.

Vários vídeos do momento que o ator foi detido circularam nas redes sociais, dando início a especulações de que ele estaria sob efeito de drogas – segundo o colunista Ricardo Feltrin, de Uol, o ator luta há 10 anos contra recaídas. 
A Polícia Militar afirmou que uma viatura foi encaminhada até o Hospital Memorial Arcoverde, para onde Fabio Assunção foi levado após uma briga no Pátio de Eventos da cidade. Já na unidade médica, ele “teria ficado agressivo com as pessoas”. Funcionários acionaram a PM, que não encontrou o ator lá. 
“No caminho, os policiais foram acionados por duas jovens, que alegaram estar sendo ameaçadas pelo ator. Ao tentar levar as partes para esclarecer os fatos na delegacia, Fábio Assunção ficou agressivo e se negou a entrar na viatura, sendo necessário o uso de algemas para levá-lo. Ao ser colocado no xadrez da viatura ele ficou ainda mais violento, e quebrou o vidro traseiro do veículo”, diz a nota da PM.
Por conta disso, o ator foi encaminhado para a delegacia. Pelas quatro autuações que recebeu, pode receber pena de até 3 anos de prisão – no caso, não cabe o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ele foi encaminhado para exames clínicos no IML.
O ator foi a Arcoverde com a namorada, que é de lá, a atriz Pally Siqueira. Ele saiu da delegacia acompanhado dela, mas preferiu não comentar o caso com a imprensa. “Que vergonha”, foi a única coisa que disse. 
Defesa
A atriz Drica Moraes, que será par romântico de Assunção na série “A Fórmula”, prevista para estrear diz 6 de julho, defendeu o colega. “Fabio Assunção não precisava estar em Arcoverde. Sou amiga do Fabio, acabei de rodar uma série para a televisão com ele. E ele é uma das pessoas mais preparadas para o convívio social e político que conheço. Ele é extremamente carinhoso e humano. Ele fez um filme documentário na cidade de Arcoverde, passou alguns meses lá, botando dinheiro do bolso dele para retratar a cultura dessa região e a rivalidade entre famílias”, disse ela.

O músico Tico Santa Cruz, amigo de Fabio e Pally, foi outro a se manifestar. “Sim, dependência química é uma doença e dessa forma deve ser tratada. E ela não está relacionada apenas com drogas ilícitas, como muitas pessoas possam acreditar. Está altamente associada ao ÁLCOOL. Esse que é vendido indiscriminadamente em todos os lugares. Que é estimulado pelas propagandas de TV. Enfim… Que faz parte da vida e do convívio da grande maioria dos brasileiros. Dias atrás Fábio esteve na Cracolândia, em São Paulo, fazendo um trabalho e oferecendo atenção e afeto a pessoas doentes e que são invisíveis a sociedade”, escreveu o cantor. “Não sabemos exatamente o que aconteceu nesta madrugada, mas sob estado de álcool quantos de nós já não fizemos algo de errado? Quantos de nós já não perdemos o controle de alguma situação. A euforia provocada pela bebida, pode acabar se tornando muitos outros sentimentos. Quem pode julgar?”. E acrescenta: “Não farei juízo de valores. Ninguém está livre de passar por algo desse tipo (…) De mim terá o apoio que precisa”.
A atriz e apresentadora Antônia Fontenelle também apoiou o ator: “Hoje recebi logo cedo, e assim pemaneceu por todo o dia, dezenas de pessoas me enviando vídeos do ATOR, HOMEM DE BEM, HONESTO, QUE JÁ NOS TROUXE INÚMERAS ALEGRIAS COM A SUA ARTE, FABIO ASSUNÇÃO. Os vídeos mostram Fabio num momento extremamente delicado e fragilizado, era apontado, agredido verbalmente e até fisicamente, pelas mesmas pessoas que um dia o aplaudiram, pediram uma foto, um autógrafo… Não é segredo para nós brasileiros que não é de hoje que Fabio enfrenta problemas dessa ordem, vamos dizer assim, e saibam, ele sofre com isso, ninguém tem o direito de apontar, julgar…. Cadê o respeito e compaixão ao próximo? O ser humano está cada vez menos SER HUMANO. Caros colegas de profissão, sinto falta de vê-los apoiando e abraçando. Tenho certeza que se nesse momento ele tivesse sido indicado ao Oscar, muitos já teriam feito posts citando-o como amigo e lacre do momento, não é mesmo? Vamos ser mais gente, ainda dá tempo. Fabio, meu amor, nos conhecemos muito pouco, mas o suficiente para ter a certeza de que você é um ser humano maravilhoso, um ator talentoso, um pai carinhoso, a você todo meu apoio e respeito. E saiba, tudo passa”, escreveu ela.
Via: Correio24horas