Secretaria de Educação de Petrolina entrega certificados de conclusão de cursos do Núcleo de Ciências

Mais de 80 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II das escolas municipais Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Caic), Jacob Ferreira, Júlia Elisa e Paulo Freire receberam, nesta quinta-feira (29), o certificado de conclusão dos cursos oferecidos neste primeiro semestre pelo Núcleo Municipal de Ciências (Numec). A solenidade contou com a participação de pais, professores e da secretária de Educação, Maéve Melo.

De acordo com o coordenador do Numec, Benevides Braga de Almeida, o curso ‘Descomplicando a Química’, teve como objetivo desmistificar “os medos inerentes à disciplina associando os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as práticas de laboratório, mostrando que tudo pode ser investigado e comprovado pela ciência. Além disso, o curso de química contribui para um engrandecimento dos conhecimentos e uma maior compreensão do mundo que os cerca”, pontuou. A mediação ficou por conta  das professoras Ednalva Alves e Dorinha Santana.

Outro curso que concluiu suas atividades nesta semana foi o de Logística Reversa, também ofertado pelo Núcleo neste semestre. “Em linhas gerais que Logística Reversa é uma ferramenta importante para a redução do lixo produzido nas nossas casas, nas nossas escolas, nas nossas comunidades, na nossa cidade, estado e país. O curso teve como intenção sensibilizar, conscientizar e formar jovens que, preocupados com o meio ambiente, principalmente com as ações do homem na produção de resíduos sólidos e as consequências que isso pode causar no nosso ecossistema, possam atuar no sentido de minimizar maiores problemas ao meio ambiente”, comentou Benevides. As atividades foram realizadas em parceria com o Pronatec, sob a coordenação do professor Severino da Costa Gomes que disponibilizou os seus alunos e assistentes do IF-Sertão.

A secretária de Educação, Maéve Melo, parabenizou os estudantes pela conclusão dessa etapa e anunciou investimentos para o Numec. “Parabenizo a cada um desses jovens que com vontade e persistência poderão transformar o meio em que vivem em um lugar de melhor convivência. Eles são provas que o conhecimento é o grande valor que temos. Estou muito feliz com o trabalho desenvolvido pela equipe do Numec e vamos destinar recursos para ampliar as ações e, quem sabe, construir nosso espaço municipal de ciências”, frisou.

Presente ao evento, o ex-aluno do Núcleo, Marinaldo Matias, serviu de exemplo aos concluintes. Atualmente, Marinaldo é técnico em química e servidor efetivo do Instituto Federal, mas deu seus primeiros passos na área em atividades promovidas pelo Numec. “É uma grande satisfação poder compartilhar desse momento com esses alunos. Desenvolvi minhas habilidades aqui e, hoje, sou profissional”, contou.

Quem também participou da entrega foi Daniele dos Santos, mãe da estudante Elaine Santos. “Sei quanto é importante o apoio e o incentivos. Estou muito feliz em saber que minha filha está no caminho do estudo e do saber. O trabalho desenvolvido aqui é de excelência”, comentou.  

Para o segundo semestre, o Numec está organizado o curso de Física para os alunos dos 9º anos, nos mesmos moldes do curso de química; a implantação do “Clubinho de Ciências”, para alunos do 2º ao 9º anos da Rede; o Curso de Logística Reversa para alunos da área Irrigada, ribeirinha e rural, além de outros cursos ofertados em parceria com instituições de ensino da cidade.