Educação infantil e Alfabetização são temas de formação para educadores em Petrolina-PE

Nesta terça-feira (18), a Secretaria de Educação de Petrolina (Seduc) vai realizar uma formação voltada, exclusivamente, para os professores, coordenadores e gestores da Educação Infantil e 1º ano. As palestras acontecerão no auditório do Senai, localizado na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, Areia Branca, a partir das 16h.
No primeiro momento, voltado para os agentes da Educação Infantil, o palestrante João Batista Araújo Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, referência nacional em educação nas séries iniciais, vai apresentar uma palestra com o tema: ‘Educação Infantil: por que e como fazer a diferença na vida das crianças’. Já às 19h, a palestra terá como tema: ’Alfabetização: o que professores, coordenadores pedagógicos e diretores podem fazer para assegurar a alfabetização dos alunos’, voltada para os envolvidos com o 1º ano do Ensino Fundamental I.
Para a secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, a formação tem um efeito multiplicativo e muito importante para o Sistema de Educação. “Estamos nos empenhando cada dia na formação continuada dos nossos professores, coordenadores e gestores e temos uma atenção especial com a Educação Infantil. Esse momento é de grande valia e aprendizagem, pois João Batista é um grande pesquisador da área e vai oferecer informações e conteúdos que serão disseminados no dia a dia da nossa Rede”, frisa.
Considerando a necessidade de participação dos professores da pré-escola no evento, a Seduc transferiu o reinicio das aulas do ano letivo, após o recesso escolar, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas escolas que possuem a modalidade, para o dia 19, quarta-feira. A reposição do dia 18 será feita no dia 22 de dezembro, garantindo os 200 dias letivos, como preconiza o MEC.
João Batista Araújo e Oliveira

João Batista Araújo Oliveira é referência nacional em educação. Atuou como professor, pesquisador, consultor e ocupou cargos executivos em organismos nacionais e internacionais. É fundador e presidente do Instituto Alfa e Beto, ONG promotora de políticas práticas de educação que priorizam a alfabetização. Foi secretário-executivo do MEC (1995) e idealizou o programa Acelera Brasil, que visa acelerar e corrigir o fluxo escolar com o apoio do Instituto Ayrton Senna. É psicólogo e Ph.D em Educação pela Florida State University (EUA). Já publicou dezenas de livros, entre eles: “A Pedagogia do sucesso” (Saraiva, 2001), “A Escola vista por dentro” (Alfa Educativa, 2002), “ABC do alfabetizador” (Alfa Educativa , 2005), “Aprender e ensinar” (Alfa Educativa, 2006), “Reforma na educação: por onde começar?” (Alfa Educativa, 2006), “Usando textos na sala de aula: tipos e gêneros textuais” (Alfa Educativa, 2006), “Alfabetização de crianças e adultos: novos parâmetros” (Alfa Educativa, 2007).