Prefeitura de Petrolina intensifica vistas na Zona Rural

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, tem feito uma série de visitas na zona rural do município no sentido de escutar as demandas e, consequentemente, melhorar as condições de vida dos trabalhadores do campo.

Nessa perspectiva, durante toda a última sexta-feira, (14) o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, acompanhado da assessora, jurídica Kaelinne Falcão, do Diretor de Recursos Hídricos e Infraestrutura, Bráz Camilo e da equipe técnica, estiveram no sítio Romão, distrito de Rajada, zona rural de Petrolina, em uma extensa agenda junto aos agricultores da região.

“Quando chegamos aqui nos deparamos com uma necessidade urgente de construção de aguadas e poços para irrigar a plantação. A nossa secretaria vai desenvolver um esforço grande para perfurar e equipar mais poços artesianos nessa comunidade. Vamos também firmar uma parceria para incentivar e desenvolver os terreiros produtivos com vistas à adoção das práticas de conservação e estocagem de alimentos principalmente nos longos períodos de seca”, adiantou o secretário.

A agricultora Valdete Maria Rodrigues não conteve a emoção e agradeceu a visita do secretário. “Fizemos o convite ao secretário e prontamente ele nos atendeu. Trabalhamos com horta orgânica há algum tempo e precisamos de um poço para nos dar melhores condições de trabalho. Agora, sei que nosso pedido será atendido”, comemorou Valdete. 

Projeto Terreiros Produtivos

O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Embrapa, desenvolve o Programa Água Doce nas comunidades rurais do Nordeste, com mais de 1100 poços já perfurados. De acordo com a vazão de cada poço, o programa colabora com a alimentação animal e também o uso humano da água, já que cada um tem um kit com dessalinizador para melhorar a qualidade da água. E em Petrolina, a previsão é que esse programa seja lançado como um projeto piloto que se chamará: Terreiros Produtivos, onde o homem do campo terá mais um programa de combate à seca.