Faixa iluminada garante mais segurança aos pedestres em Petrolina, PE

Com o objetivo de proporcionar melhores condições de segurança aos pedestres à noite, período considerado mais propício para atropelamentos, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) instalou uma faixa de pedestre luminosa na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio. A novidade colabora com a segurança ao criar uma maior visibilidade do pedestre durante o período noturno em uma das avenidas mais movimentadas da cidade.

Segundo Geraldo Miranda, diretor-presidente da Ammpla, a tecnologia representa um reforço a existência da sinalização na via.  “É mais uma informação para reforçar que há uma travessia de pessoas e alerta o motorista que não pode dizer que não viu a faixa. Além disso, essa tecnologia é importante porque, além de iluminar a pessoa que atravessa a via, ilumina a faixa, que é branca e refletiva. É instrumento adequado para dar segurança ao pedestre, pois ele precisa ser visto”, comentou.
A faixa funciona da seguinte maneira: dois holofotes ficam focados na faixa  de forma que ela fique em destaque. Assim, o motorista a verá com antecedência, realizando a parada e permitindo a travessia do pedestre com segurança. Este dispositivo foi desenvolvido levando em consideração que, muitas vezes, os motoristas não respeitam as faixas. 
Aline Benevides

Assessora de Imprensa da Ammpla