Gonzaga Patriota é aplaudido durante inauguração da Praça da Juventude, em Petrolina (PE)

Na tarde deste sábado (26), milhares de moradores do bairro João de Deus, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, se mobilizaram para a inauguração da Praça da Juventude. A obra – concebida pelo Ministério do Esporte em 2007 e executada pelo Governo do Estado, viveu uma série de paralisações desde seu início, em 2011; mas foi finalmente entregue à população. A solenidade teve a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e comitiva estadual; diversas lideranças, além do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), autor da emenda parlamentar que originou o equipamento de lazer.
Em seu discurso, Patriota pediu “desculpas” pela longa espera da população. “Demorou, a gente sabe que demorou. Mas graças a Deus chegou. Quero agradecer a todos os moradores do João de Deus que aguardaram, e prometo: venho aqui jogar uma bolinha”, disse o deputado. Ao todo, quase R$ 1,8 milhões em emendas do socialista foram investidos na praça. Hoje, a população dispõe de 1.700 m² com salas multiuso, quadra poliesportiva, pista de caminhada, área verde, quadras de futebol society e vôlei de praia, vestiários, anfiteatro, pátio de eventos, pista de skate, playground e academia da saúde. 

“Estamos entregando um equipamento bem feito que vai servir para a comunidade do João de Deus, para práticas esportivas, para cidadania e com certeza vai ser um ponto de encontro para os jovens e para as famílias. Estive recentemente na Praça da Juventude em Jiquié e a de Petrolina é maior e muito mais bonita”, afirmou Paulo Câmara.
A obstinação de Gonzaga, incessante em seu pleito pela finalização da obra ao longo dos anos, foi citada e reverenciada pelo colega de Câmara Guilherme Coelho; pelo prefeito Miguel Coelho, o deputado estadual Lucas Ramos e também pelo secretário de Turismo, Cultura e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. Em seus discursos, parabenizaram o parlamentar por não desistir de entregar a Praça da Juventude à população, a qual mostrou seu agradecimento em cartazes espalhados por toda a quadra.

“Agora temos um lugar para trazer nossos filhos para brincar, trazendo lazer pra toda a família. Este foi um grande presente para a comunidade”, disse Enilde Santos. Para o líder comunitário Milton Macedo, a obra foi deu uma nova cara à comunidade e elevou a autoestima da população local. “A praça chegou na hora certa. Quem hoje chegar ao bairro o verá com outros olhos, com essa obra tão bonita. A população é só alegria, poderá ter um local para lazer à noite. Tem espaço para todos”, declarou.

Por: Assessoria de imprensa – Deputado Gonzaga Patriota