Nau dos Mestres: Laboratório móvel de ciência chega às escolas de Petrolina-PE

O estudo de ciências, artes e matemática será mais prazeroso, lúdico e interativo para os estudantes de escolas em Petrolina.  Através do projeto ‘Nau dos Mestres’, que realiza atividades práticas e multidisciplinares com alunos do Ensino Fundamental I, o professor pode trabalhar conceitos e conteúdos definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como meio ambiente, qualidade de vida, cultura e cidadania.

 O projeto que contempla oito escolas do município, localizadas na sede, áreas irrigada, ribeirinha, e sequeira (Professora Luíza de Castro Ferreira, Doutor José Araújo de Souza, José Martins de Deus, Osório Leônidas de Siqueira, José Esmerindo Ribeiro da Silva, Luiz de Souza, Júlia Elisa Coelho e São Domingo Sávio) é de autoria da Editora Evoluir em parceria da Monsanto.   Cada unidade recebeu um laboratório de ciências móvel, organizada pelo grupo Ciência em Show, composto por quatro caixas: ‘Merlim, Leonardo da Vinci, Apolo e Gaia’ – os Mestres.
Cada uma destas caixas aborda um conjunto de temas relacionado à ciência e artes, e contém os materiais para realização de experiências, um livro do professor e exemplares dos livros dos alunos. Os professores estão recebendo formação da editora com o apoio da Secretaria de Educação de Petrolina para trabalhar melhor com os materiais.  
De acordo com Joelma Reis, diretora de Ensino, o uso pedagógico da Nau está tendo resultado bastante positivo. “O ensino e a aprendizagem são vistos como convite à descoberta, curiosidade, o aprender a fazer e a pensar, inter-relacionando. prática  e teoria. A Nau incentiva à interpretação do cotidiano, os alunos levantam hipóteses  e respondem às  situações  desafiadoras. As escolas estão  viabilizando um conjunto de roteiros com vivências, teatro, pesquisas, com resultados que confirmam o potencial do projeto.  A Escola Doutor José  Araújo  de Souza,  por exemplo, deu um show de apresentação, demonstrando que é  possível trabalhar alfabetização científica a partir dos anos iniciais”, frisou.

Mestres
A caixa chamada Merlin, possui instrumentos que abordam temas relacionados à Química e Física; a Leonardo, trata de experiências ligadas à Física, à energia, Geometria, Aerodinâmica e movimentos; a Apolo, trabalha com temas relacionados à energia, à luz, sua composição, comportamento, reflexão e refração; e a Gaia, tem sua temática ligada aos ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e à Biologia.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Petrolina