Organização define detalhes do desfile cívico de aniversário de Petrolina

Os 122 anos de história de Petrolina serão celebrados com o tradicional desfile cívico no dia 21 de setembro.  A festividade já está sendo organizada pela Prefeitura Municipal, através de uma comissão composta por membros das Secretarias de Educação e Cultura, Esporte e Turismo.
A temática do desfile: ‘Petrolina 122 Anos – Uma História em Verso e Prosa’,  foi inspirada no slogan “Cidade Alfabetizadora” que norteia o projeto político-pedagógico da atual gestão em avançar nos índices de qualificação educacional. De acordo com Jota Menezes, idealizador do tema, o objetivo é destacar a leitura e a escrita como instrumentos norteadores do desenvolvimento educacional, intelectual e bem estar dos alunos do Sistema Municipal de Educação. “O desfile foi pensado no tripé literatura, história e desenvolvimento. Petrolina cresceu através da força do conhecimento”, pontua.
Segundo o autor da proposta pedagógica, o desfile vai remeter à história do município, suas raízes, a identidade ribeirinha e sertaneja, personagens expressivos, encantos de sua paisagem singular e o legado cultural que, por meio da disseminação do conhecimento, contribuíram para agregar valor à cidade e ao povo. “A proposta é apresentar um desfile simbólico que ‘revele a alma da cidade’, contudo, consistente, impactante, expressivo, solto, colorido e interativo com o público”, completa.
Durante todo o trajeto, que tem inicio na Praça Presidente Kenedy (Praça das Algarobas) até a Avenida Guararapes, passando pelo prédio da Prefeitura e Praça Dom Malan, a partir das 18h, o público verá apresentações, carros alegóricos, alas e a performance das bandas marciais. O desfile foi organizado em sete setores temáticos.
Segundo Laila Melo, coordenadora de eventos da Secretaria de Educação, o desfile contará com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares. “Essa integração das redes é a grande novidade. Nossa expectativa é colocar mais de 3500 alunos na Avenida em um desfile muito bonito, onde o petrolinense possa viver a sua história”, frisa.
As entidades comunitárias, esportivas, culturais e civis que queiram participar do evento podem fazer suas inscrições a partir dessa quinta-feira (24) até o dia 30 de agosto, na sede da Secretaria de Educação, localizada no 2º andar do Centro de Convenções, as 8h às 13h, no setor de eventos, obedecendo as  determinações do regulamento disponíveis no edital no link a seguir: https://goo.gl/w2cGRb