Codevasf participa de encontro técnico sobre Plano de Emergência de Barragens

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa nesta sexta (15), em Recife (PE), do V Encontro Técnico PAE – Plano de Emergência de Barragens: Inter-relações entre a Defesa Civil, Empreendedor e Órgão de Fiscalização. O evento é promovido pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB). 
Na programação, o coordenador de Projetos Especiais da Codevasf, engenheiro ambiental Emílio Santos, fará uma apresentação sobre o PAE nas barragens geridas pela Companhia. “Os Planos de Ação de Emergência das barragens da Codevasf estão em elaboração no Plano Nacional de Reabilitação de Barragens da União (Planerb), parte do Programa Interáguas do Banco Mundial com o Ministério da Integração Nacional. Na palestra, serão apresentados os resultados parciais obtidos e as próximas atividades programadas”, esclarece Santos. 
Com objetivo de promoção do desenvolvimento regional e revitalização de bacias, a Codevasf construiu diretamente 35 barragens ao longo de sua história, sendo que sete são vinculadas a projetos públicos de irrigação e as outras 28 têm finalidades diversas e são monitoradas pela empresa, além de diversas outras em que a Companhia atuou indiretamente como apoio a estados e municípios. 
As barragens são inspecionadas anualmente desde 2012 pelo Grupo de Segurança de Barragens. Com base nas inspeções, são elaborados projetos de recuperação e planos de ação para garantia da segurança estrutural e hídrica das construções geridas pela Companhia. 
Recentemente, por sua expertise no assunto, a Codevasf foi convidada pela República de Cabo Verde para uma visita técnica com o propósito de fazer uma avaliação preliminar das condições técnicas e estruturais em que se encontram as barragens recentemente construídas no país, analisar as condições de otimização da água das mesmas e propor medidas ao Ministério da Agricultura e Ambiente do Governo de Cabo Verde. 
Além da Codevasf, o V Encontro Técnico PAE também reúne representantes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs); Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf); Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Defesa Civil de Pernambuco; Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (CEASB); Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

ASCOM – Codevasf