Minimaratona, vôlei e paracanoagem, levam cerca de mil pessoas à orla de Petrolina-PE

Esporte, lazer e bem estar. essa foi a mistura que atraiu cerca de mil pessoas à orla de Petrolina para acompanhar as atividades do projeto ‘Movimenta Petrolina’ na manhã deste domingo (24). As competições tiveram início por volta das 8h com uma minimaratona; partidas de vôlei; basquete e ainda paracanoagem.
Durante toda a manhã, centenas de pessoas participaram das disputas esportivas que fazem parte das comemorações pelos 122 anos de Petrolina. A competição mais movimentada foi a minimaratona que reuniu mais de 350 participantes numa prova de 5km, simultaneamente, atletas também acompanharam as partidas de vôlei, basquete, e em seguida, a paracanoagem.
Lançado na última quarta-feira (24) pelo prefeito Miguel Coelho, o projeto ‘Movimenta Petrolina’ surge com objetivo de incentivar as práticas esportivas como explica a secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena de Alencar. “As comemorações pelos 122 anos de Petrolina foram democráticas, contemplando diversos segmentos e lançar este projeto de incentivo ao esporte e lazer é uma conquista para os petrolinenses”, destaca a gestora da pasta.
Primeiro lugar na categoria masculina, o atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Kleonnes Oliveira comemorou. “A prova foi surpreendente, achei muito importante a prefeitura pensar numa competição desta magnitude para comemorar o aniversário da cidade e valorizar o atletismo”, disse. Também foi da APA, o primeiro lugar na categoria feminino com a atleta, Simone Daiane, que corre desde os 10 anos. “O evento foi um incentivo para as pessoas praticarem o esporte. Foi uma competição bem organizada e isso mostra que também temos provas de alto nível aqui dentro da nossa cidade”, destacou.
Realizada pela primeira vez na cidade, as provas de paracanoagem reuniram cerca de 20 paratletas que puderam desfrutar das belezas do Velho Chico com provas de 200 metros. No rio, um exemplo de inclusão que chamou atenção do público presente. 
O diretor de esportes, Rodrigo Galvão, comemorou o grande público presente. “O evento foi um grande sucesso. A prefeitura está empenhada em fomentar o esporte, estimular a atividade física e chamar atenção da comunidade para o valor que a atividade física tem sobre a nossa saúde e sobre o nosso bem estar. E pelo grande público presente hoje já podemos dizer que a iniciativa foi bem sucedida”, avaliou o diretor.
Além das atividades na orla da cidade, as aulas do projeto desenvolvido pela prefeitura através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, também acontecem na Praça da Juventude, no bairro João de Deus com aulas de ritmos e zumba nesta terça (26) e sexta-feira (29) das 19h15 às 20h15. Também serão oferecidas aulas de capoeira na segunda, quarta e sexta-feira das 19h às 20h e aulas de futsal na quarta-feira a partir das 19h.
Confira os primeiros colocados da minimaratona:
Categoria Masculino:
1 lugar: Kleonnes Oliveira
2 lugar: Lucas de Jesus
3 lugar: Sidney Alves
Categoria Feminino:
1 lugar: Simone Daiane
2 lugar: Ana Augusta
3 lugar: Marluce Silva

Fotos: Sérgio Sá