Estudantes da Rede municipal de Petrolina fazem prova para avaliar qualidade de ensino

Mais de 5.500 alunos do 5º e do 9º anos da Rede municipal de Petrolina estão participando da Prova Brasil. A aplicação das provas começou no último dia 23 de outubro e segue até o próximo dia 03 de novembro nas unidades escolares.
O exame é realizado a cada dois anos, e seus resultados são utilizados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Os estudantes respondem questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura e Matemática, com foco na resolução de problemas. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e informações sobre condições de trabalho.
Para Marcleide Miranda, coordenadora municipal de aplicação, a Prova Brasil é um momento muito importante para a Rede.  “Não são avaliações comuns, mas um momento importante de diagnose para que possamos tomar medidas que possam ajudar na melhoria da educação de Petrolina. É importante atenção a todos os detalhes que possam garantir o bem estar e o melhor desempenho dos alunos, funcionários demais envolvidos nessas aplicações”, salientou.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});