Juazeiro agora ocupa a segunda posição no ranking nacional na produção de manga

De acordo com a Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios (PAM), o estado da Bahia tornou-se o segundo produtor de frutas do Brasil, superando o estado de Minas Gerais. Dentre a Bahia, os principais polos produtores continuam sendo o Norte do Estado. Por sua vez, a cidade de Juazeiro duplicou a produção de manga e subiu da quarta para a segunda posição no ranking nacional, já o município de Bom Jesus da Lapa manteve a liderança nacional na produção de banana.
“É uma grande conquista, o nosso estado alcançar tamanha relevância nacional na produção de frutas e Juazeiro torna-se o segundo maior produtor de manga do Brasil. Estamos orgulhosos e muito felizes com esse grande feito. O setor tem sido priorizado desde a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e hoje com o prefeito Paulo Bomfim e o trabalho continua cada vez mais intenso. A ADEAP além de trabalhar na valorização do homem do campo, busca incentivos e parcerias para o desenvolvimento desse setor”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix.
A Prefeitura de Juazeiro, através da ADEAP tem feito um trabalho de incentivo à agricultura irrigada, através de assistência técnica e promoção de eventos com relevância nacional, a exemplo da Fenagri, que vai para a sua 27ª edição e será realizada no município em 2018. “O objetivo principal do evento é expor tecnologias e divulgação, em todo o mundo, as potencialidades do Vale do São Francisco”.
Além da agricultura irrigada um dos grandes destaques do nosso município, é a agricultura orgânica, que através do apoio da prefeitura, está oportunizando a certificação legal dos produtos, bem como a comercialização dos mesmos na Feira Semanal de Orgânicos do Vale (uma realização da ADEAP em parceria com os produtores da região). “Essa novidade veio para fortalecer o setor e possibilitar a comercialização de produtos saudáveis e de qualidade”, informou o superintendente da ADEA, Jefferson Gonçalves.
O polo de irrigação mais desenvolvido do Vale do São Francisco está situado em torno da cidade de Juazeiro (BA), um dos maiores centros produtores de frutas tropicais do país, tendo destaque para os cultivos de manga, uva, melancia, melão, coco, banana, dentre outros.  Este desempenho é responsável pela crescente exportação de frutas. Ao todo o perímetro irrigado do Vale tem mais de 30 mil hectares irrigados, sendo mais de 156 km de canais e cerca de 2.600 produtores, gerando mais de 100 mil empregos diretos.
Vale ressaltar, que em Juazeiro se encontra uma das maiores CEASAS (Central de Abastecimento) do Brasil, sendo o maior do Norte/Nordeste e o quinto no ranking nacional, responsável pela circulação da produção agrícola que abastece várias regiões do país.

Fonte: Ascom – Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA