Petrolina participa IV Encontro Regional Nordeste de Educação de Jovens e Adultos

“20 anos de EJA na LDB e a atual conjuntura sócio política: por nenhum direito a menos”. Este é o tema que está sendo debatido no IV Encontro Regional Nordeste de Educação de Jovens e Adultos (EREJA) que está acontecendo nesta semana, em Recife.
Representantes de diversos municípios dos estados da região estão reunidos  para discutir essa temática. A coordenadora do programa, Rosangela Castro, está representando Petrolina no evento. A capital sertaneja sediará o encontro Nacional ainda este ano.
Para Rosângela Castro, o espaço é muito importante para a consolidação das ações e políticas na área. “A alfabetização de Jovens e Adultos é um desafio, mas, juntos, estamos debatendo novas metodologias para avançar e melhorar os índices”, pontuou. Em 2016, de acordo com censo escolar, 2.195 alunos da rede municipal tiveram suas matriculas efetuadas nessa modalidade. Já em 2017, 18 unidades, na sede e no interior, oferecem EJA. 
Segundo Cintia Santos, coordenadora do EREJA, os participantes estão discutindo as politicas que serão apresentadas no encontro Nacional, que vai acontecer em Petrolina.
ENEJA

Durante o período de 28 a 30 de novembro, Petrolina irá sediar o XV Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos – ENEJA. O encontro será realizado no Auditório do Senai e terá como tema: ‘EJA na atual conjuntura politica econômica e social: desafios e possibilidade de luta’.
A expectativa dos organizadores é reunir 350 participantes de todo o país. A programação terá mesas temáticas, grupos de trabalho por área de interesse e segmentos (gestores, educadores, educandos, movimentos sociais, ONGs e instituições de ensino superior), além de reunião com representantes dos Fóruns de EJA estaduais e atividades culturais.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Petrolina