Secretaria de Educação de Petrolina alerta sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama

Com a intenção de conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Educação de Petrolina (Seduc), iniciou uma ação de voltada para servidores em alusão ao Outubro Rosa. Cartazes, panfletos e fitas foram distribuídos para os funcionários.
Neste mês, declare seu amor por você mesma’, foi o mote escolhido para a campanha setorial. De acordo com Cristina Paixão, gerente de formação pessoal, a ideia de trazer para dentro da Secretaria de Educação foi na perspectiva de informar, alertar e cuidar das servidoras.  
“A nossa intenção é incentivar cada vez mais as mulheres a realizarem o alto exame de mama. As ações são mais uma lembrança e uma forma de mostrar que este assunto também deve ser tratado por todos”, destaca a Maéve Melo, secretária de Educação.
A auxiliar de serviços gerais, Jamille Rodrigues, aprovou a ideia e começou a usar o laço rosa, símbolo da campanha. Além das ações no prédio da Seduc, os cartazes informativos serão distribuídos nas unidades escolares e o assunto será abordado em sala de aula .
 Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa tenta combater o câncer de mama e conscientizar a sociedade sobre a doença que mais mata mulheres em todo o mundo. A campanha mundial nasceu em 1990, com a realização da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque. Mas somente em 1997 foram elaboradas iniciativas voltadas à prevenção. Em Petrolina, monumentos e prédios públicos estão iluminados de rosa para alertar a população.
Câncer de Mama

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade.
O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores comportamentais e ambientais, bem como fatores genéticos.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Petrolina