Alunos da Rede Municipal de Petrolina participam de Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco

Os alunos da Rede Municipal de Petrolina participaram, nesta quarta-feira (29), do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). As avaliações foram aplicadas em 463 turmas, em 79 escolas.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

 Os estudantes do Ensino Fundamental I e II tiveram que responder o teste com conteúdo das disciplinas de Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. De acordo com Maéve Melo, esse é mais um instrumento importante para acompanhar o desempenho dos alunos. “O SAEPE nos possibilita obter informações que auxiliem o acompanhamento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização, do letramento e das habilidades iniciais em Matemática, além de nortear nossas estratégias de ação”, explica.
Com o resultado, o Sistema busca reunir os indicadores de taxas de aprovação, repetência e abandono, que são verificados pelo censo escolar, para medir o desempenho do estudante e a eficiência da unidade de ensino. Todos esses dados servem para constituir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE).
 SAEPE
 O SAEPE é um Sistema que foi criado em 2000 que visa diagnosticar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento e níveis de escolaridade, bem como subsidiar a implementação, a (re) formulação e o monitoramento de políticas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da educação no Estado. Foi estruturado pela Secretaria de Educação do estado no ano de 2007, mas se estende aos alunos dos municípios.