Alunos de Ensino Fundamental e Médio se antecipam às férias para realizar atos solidários

Dois grupos de estudantes do colégio Plenus, em Petrolina, no interior de Pernambuco, têm se antecipado às férias do final de ano para ajudar a quem precisa. Desde o último sábado (18), eles promovem parcerias com uma ONG da cidade e uma creche de Juazeiro (BA) para atender crianças e adolescentes carentes ou em situação de salubridade.

A ação faz parte do projeto Plenus Solidário, que existe há 15 anos. No sábado, os estudantes do Ensino Médio doaram brinquedos e cestas básicas para 200 meninas da ONG Sementes do Amanhã, que realiza o acompanhamento familiar, educacional e socioeconômico das jovens. Já nesta segunda-feira (20), os 16 alunos que representam as turmas do Ensino Fundamental se dedicaram a ajudar os pequenos da Creche Lar Maria de Nazaré, no bairro Quide, que recebeu a doação de R$ 4.155. O valor é resultado da VI Feira dos Pequenos Empreendedores, promovida na última semana pelos estudantes do Plenus.
“Imagine que temos todas essas meninas atendidas pela Sementes do Amanhã, e não temos nenhum tipo de auxilio local, nem público ou eclesiástico. A iniciativa é toda nossa, com gastos de mais de R$ 6 mil reais por mês. Cuidamos, vestimos, consertamos as casas delas, então a demonstração de solidariedade dos estudantes [do Plenus] é bem-vinda, e que outras pessoas se inspirem neles, não apenas para nos ajudar, mas a outras entidades também carentes”, salientou o idealizador da ONG, Silvan Silva.

A Diretora Pedagógica do colégio, Sílvia Santos, disse que se viu “gratamente surpresa” com a iniciativa dos alunos. “Normalmente a escola propõe a ação solidária, os alunos abraçam a causa, são sensibilizados e interagem nos eventos. Este ano, vimos a semente brotar já que foram os próprios estudantes que nos procuraram para propor ajuda à ONG Sementes do Amanhã e à creche, dando andamento ao Plenus Solidário 2017. Estou felicíssima” ressalta ela.

Participante do projeto, a aluna da 2ª série do Ensino Médio, Cinara Silva, foi uma das que propuseram o ato de solidariedade. Diz ter se comovido com a história da ONG e se sentiu impelida a pedir ajuda ao colégio Plenus. “Foi assim que consegui auxilio para os lares de tantas crianças carentes”, afirma.

A estudante do 5º ano do Fundamental, Luiza Cardoso, participou da Feira dos Pequenos Empreendedores e esteve entre os 16 alunos durante a ação com as crianças da creche. “Elas estão precisando mais do que nós, e eu acho maravilhoso podermos ajudar”, conclui a aluna.

Por: Carlos Laerte