Colmeia oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania em Petrolina-PE

Projeto realizado pelo Sesc em parceria com diversas instituições está em sua 15ª edição
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover o exercício da cidadania, o Sesc realiza nesta sexta-feira (24/11), das 8h às 13h, na Rua Pacífico da Luz, no Centro de Petrolina, o projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania. Em sua 15ª edição, a Feira é realizada com o apoio de diversos parceiros e oferecerá gratuitamente desde testes de colesterol e glicemia a orientação jurídica e avaliação física. A expectativa é atender mais de duas mil e quinhentas pessoas.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Durante toda a manhã a população terá acesso a testes rápidos de AIDS e Sífilis, orientações sobre prevenção DST/HIV/AIDS, sobre prevenção aos acidentes de trabalho, das arboviroses, de violência e promoção da saúde do trabalhador, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Também haverá distribuição de preservativos.

A Universidade de Pernambuco (UPE) disponibilizará avaliação e orientação nutricional, avaliação postural, massagens, aferição de pressão arterial, testes de colesterol e glicemia. A Feira também é uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre prevenção e tratamento do câncer de mama e câncer de próstata, assuntos que serão abordados por equipe do Hospital Dom Tomás, APAMI e CEONCO.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco, por meio do Programa Sanar, que atua no enfrentamento as chamadas doenças negligenciadas, levará serviços de avaliação dermatológica e exame ocular para diagnóstico de Tracoma. Já o Sest/Senat disponibilizará orientação nutricional e psicológica, escovação supervisionada por dentistas, com utilização de escovódromo e distribuição de kits de higiene dental.

Dentre os serviços, também será possível usufruir de técnicas terapêuticas como Reiki, Iridologia, massagem relaxante com pedras e bambu, Barras de Access,Thetahealing, Massoterapia, ventosaterapia, cromoterapia e biomagnetismo realizadas por terapeutas do Recanto Madre Paulina e do Centro de Terapias Naturais Gianni Bande (CETGIB).

Na área de cidadania haverá atendimento do Ministério Público de Pernambuco, informando sobre sua atuação e com orientação jurídica para a comunidade. Já o INSS apresentará o Programa de Educação Previdenciária, tirando dúvidas da população.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina (SEDESDH) dará orientações sobre o Programa Bolsa Família (CADÚNICO). A Secretaria Municipal da Mulher apresentará campanhas informativas e haverá exposição de produtos do Centro POP.

O Lions Clube Petrolina Centro dará acesso a consultas médicas e distribuirá mudas para arborização urbana. O Senac e Sesi também estarão presentes na Feira com corte de cabelo e barba, massagem e recreação, respectivamente. O projeto conta ainda com o apoio da TV Grande Rio.

Colmeia – Promovendo ações de saúde que incluem prevenção, orientação e acompanhamento, o Sesc atua de forma descentralizada indo ao encontro da população em escolas, praças, comunidades, ou locais de fácil acesso aos comerciários e público em geral. Realizado desde 1998 em Pernambuco, o Colmeia é uma dessas ações, que acontece uma vez por ano em cada cidade e reúne uma rede de parceiros para oferecer serviços gratuitos de saúde e cidadania, como testes rápidos, orientações sobre cuidados com a saúde, serviços de beleza, procedimentos jurídicos, entre outros.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});