Com diversas atividades, Prefeitura de Petrolina encerra Novembro Azul

Com diversas atividades voltadas à conscientização do combate ao câncer de próstata, a campanha Novembro Azul foi encerrada nesta quinta-feira (30), pela Secretaria de Saúde, com oficinas e palestra sobre cuidados do homem  no CAPS II, em Petrolina.
Por entender que os homens não se preocupam com prevenção e exames como as mulheres, as Unidades de Saúde do município realizaram, durante todo o mês, atividades voltadas ao público masculino, a exemplo da AME Maria de Lourdes, no Bairro Antônio Cassimiro, que promoveu um mutirão de serviços como avaliação nutricional, testes rápidos para HIV e VDRL, aferição de pressão e glicemia e palestras para desmistificar o tabu acerca do exame de toque da próstata.
Um dos médicos da Unidade Básica de Saúde Álvaro Rocha, no bairro João de Deus, Dr. Flávio Paccelli deu relevantes orientações e esclarecimentos aos usuários.“No caso da próstata, há necessidade de fazer sempre os dois exames: PSA, através da coleta de sangue, que detecta a quantidade do antígeno prostático específico, e toque. Este último ainda é um tabu para muitos homens, mas é preciso superar essa questão. É esse procedimento que permite ao médico identificar eventuais alterações na próstata. Quanto mais cedo descobrir a doença, melhor”, explicou.
Junto aos moradores do Jardim Amazonas, a UBS Dr. José do Nascimento organizou uma ação diferenciada: aulão de zumba seguido da 1ª Corrida e Caminhada Solidária, que contou com a participação de mais de 100 atletas e premiação para as categorias local (moradores do bairro) e geral.
Os homens que vivem em situação de rua também foram contemplados com atividades durante o Novembro Azul. O Consultório de Rua promoveu um encontro no Centro Pop, que contou com discussões sobre o câncer de próstata, informações sobre doenças como tuberculose e hanseníase e distribuição de preservativos e lubrificantes.
“Através de ações pequenas, mas potentes, conseguimos atingir um grande número de usuários durante o Novembro Azul. Esperamos que os homens se conscientizem da importância dos cuidados, porque o câncer de próstata é o segundo mais comum entre eles”, finalizou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.