Moradores de rua contam com diversos serviços de assistência social em Petrolina -PE

Café da manhã reforçado, banho, roupas limpas e uma equipe especializada no acolhimento. Estes são alguns dos serviços que o Centro Pop tem oferecido às pessoas em situação de rua, em Petrolina. Depois de mudar de endereço, o equipamento também ampliou os serviços e em pouco mais de três meses quase dobrou o número de atendimentos diários.
Atuando no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem capacidade de atender mais de 100 pessoas por dia e mudou de endereço em julho deste ano deixando a Rua Riachuelo, no Bairro Palhinhas, e passando a funcionar na Rua Padre Fraga, no centro da cidade.
Com a mudança para o local estratégico, o equipamento praticamente dobrou o número de atendimentos e também implantou novos serviços com o objetivo de estimular a ressocialização, geração de renda e o lazer entre as pessoas atendidas.
Uma destas novidades foi a criação do ‘Cine Pop’, iniciativa através da qual os usuários reúnem-se a cada 15 dias para assistir à filmes temáticos. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Kátia Carvalho, a ideia é que o equipamento ofereça não só serviços básicos como alimentação e banho, mas acima de tudo, que o ambiente possibilite a ressocialização dos usuários.
Não queremos que o Centro Pop seja apenas um local onde as pessoas se alimentem e tomem banho, queremos ir muito além disso. A oferta de serviços humanizados e diferenciados como exibição de filmes, por exemplo, desperta a atenção deles e provoca reflexões fundamentais para resgatá-los desta situação de rua”, disse a gestora da pasta.
Rotina
No Centro Pop, as pessoas em situação de rua também podem receber serviços de assistência social, cursos de artesanato, reciclagem, além de orientação sobre retirada de documentos pessoais. O local também oferece café da manhã aos usuários e distribui fichas diárias para que os mesmos possam receber almoço e jantar no Restaurante Popular.
O local, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, também disponibiliza local para banho e lavagem de roupas, doação de roupas e serviço  como cadastramento para o programa Bolsa Família além de orientação para a recuperação de dependentes químicos, caso seja necessário.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});