Com presença do Ministro da Educação, Petrolina sedia encontro sobre alfabetização

O Seminário “Pernambuco pela Educação” reuniu nesta segunda-feira (18), em Petrolina, diversas autoridades na área para debater a alfabetização no Estado. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, do senador da República, Fernando Bezerra Coelho, de prefeitos da região, entre eles, o da cidade, Miguel Coelho, do secretário Estadual de Educação, Frederico Amâncio, de gestores, professores e educadores.
Os presentes assistiram às palestras ministradas pelo presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Magalhães e a do gerente de Educação e Tecnologia do SENAI e do coordenador em Chapecó do Movimento Santa Catarina pela Educação, Almeri Dedonatto. Após as explanações, houve um debate sobre os temas abordados.
O prefeito Miguel coelho abriu o seminário e ressaltou os avanços já conquistados por Petrolina na educação básica. O gestor, no entanto, afirmou que ainda existem muitos desafios para garantir o acesso pleno ao ensino de qualidade no Brasil. “Hoje, nossa cidade apresenta bons indicadores, mas ainda há muito a ser feito. Creio que não basta a Prefeitura atuar neste sentido. É preciso um pacto com os mais diversos setores e o Estado para promover a educação básica de excelência em nosso País e dessa forma garantir um futuro melhor para as próximas gerações”.
A definição da Primeira Infância como uma das bandeiras da gestão municipal de Petrolina foi elogiada pelo ministro Mendonça Filho. “Avalio de forma bem positiva essa decisão. Evidentemente que toda política publica que garanta o acesso à creche, pré- escola, educação infantil, ao mundo da educação desde os primeiro anos de vida é algo para comemorar e celebrar. Começando bem na base, desde educação infantil, teremos uma criança bem alfabetizada e com bons desempenhos no ensino fundamental e médio”, pontuou.
 A secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, destacou como positiva a realização do encontro na cidade. “Foi um excelente espaço para promover o debate sobre um assunto tão importante e que escolhemos como uma das nossas prioridades que é a alfabetização que á a base do ensino. Hoje foi uma manhã repleta de reflexões e de ações”.
O evento foi realizado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, com apoio da TV Escola, Fundação Joaquim Nabuco, Instituto Ayrton Senna e Unesco. 
*Incentivo à leitura*
Na edição deste domingo (17) do Jornal do Commercio, Petrolina foi destaque positivo pelas suas ações em favor da alfabetização.  A reportagem relatou a experiência desenvolvida na Escola Moisés Barreto dos Santos, que fica na Agrovila Massangano, com um intenso programa de estímulo à leitura, onde cada aluno tem uma ficha onde são anotados os empréstimos de livros. Ao terminar cada obra, a criança preenche uma ficha para comprovar que leu a publicação e entendeu-a. Na hora do recreio, a garotada forma fila na porta da biblioteca para entregar o exemplar lido e pegar outro. A escola tem o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade nos anos iniciais do ensino fundamental, 6,8.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});