Governo de Pernambuco lança edital de seleção com mil bolsas para jovens cursar o ensino superior

A primeira edição do Programa oferecerá mil bolsas para os estudantes que obtiverem as melhores notas na última edição do Enem e do SSA.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta sexta (12) edital com todos os detalhes da seleção do Programa de Acesso ao Ensino Superior – PE no Campus. São dois os eixos de atuação do Programa: mobilização e preparação dos estudantes para que participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

Para participar da seleção os candidatos devem realizar inscrição eletrônica através do site da Secretaria de Educação de Pernambuco (www.educacao.pe.gov.br), no período de 19 a 24 de janeiro de 2018. Para concorrer ao PE no Campus o candidato terá que ter estudado todo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual e ter concluído, no máximo, há cinco anos; ser atendido no Programa Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a dois salários mínimos, e ter residência fixa com distância igual ou superior a 50km da universidade.

Nesta primeira edição do PE no Campus, serão oferecidas mil bolsas para os estudantes que obtiverem as melhores notas da última edição do Enem e do SSA. A distribuição das bolsas do PE no Campus será da seguinte forma: 100 para os classificados pelo SSA e 900 para os classificados pelo Enem. A bolsa dos estudantes selecionados no PE no Campus será de R$ 950,00  no primeiro ano e R$ 400,00 no segundo ano. Essa quantia ajudará os selecionados nas despesas do curso, moradia, alimentação e transporte.

Serão três etapas de seleção do PE no Campus. A primeira, de caráter eliminatório, será de análise dos dados e documentos exigidos no momento da inscrição eletrônica, como o CPF e o RG do estudante, além do comprovante individual da nota obtida pelo estudante no Enem e no SSA. A segunda etapa será de classificação dos mil estudantes selecionados para as bolsas do Programa. Para a terceira etapa o estudante precisa anexar comprovante de residência, comprovante de matrícula e comprovantes de renda ou termo de autodeclaração de possuir cadastro no Programa Bolsa Família.

Todos os resultados serão divulgados no site da Secretaria de Educação de Pernambuco (www.educacao.pe.gov.br). O resultado final com a convocação dos classificados para assinatura de Termo de Compromisso do PE no Campus será divulgado no dia 19 de fevereiro.

Confira o edital completo aqui.

Confira o cronograma completo do PE no Campus:

Atividade Período
Inscrição
19/01/2018 a 24/01/2018
Divulgação da lista preliminar dos estudantes, contendo parecer de habilitação, segundo requisitos do Programa;
25/01/2018
Período de recurso quanto ao parecer de habilitação;
26 e 27/01/2018
Divulgação da análise dos recursos;
29/01/2018
Divulgação do resultado dos estudantes classificados;
29/01/2018
Período de comprovação dos requisitos para concessão da bolsa;
30/01/2018 a 08/02/2018
Convocação de estudantes para bolsas remanescentes;
09/02/2018
Resultado Final e convocação para assinatura de Termo de Compromisso (estudantes que iniciarão as aulas na Universidade no 1º semestre de 2018).
19/02/201