Rede municipal de Educação de Petrolina celebrou Dia Internacional da Síndrome de Down com atividades

Os profissionais do Núcleo de Apoio Psicopedagógico às Pessoas com Deficiência na Rede de ensino de Petrolina celebraram o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi comemorada nesta quarta-feira (21).
Na Escola Professora Maroquinha, localizada na Areia Branca, os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) vivenciaram a data com atividades alusivas ao tema. O objetivo das ações, de acordo com a direção do Núcleo de Apoio Psicopedagógico às Pessoas com Deficiência (NAPPNE) da Secretaria de Educação, foi  conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.
Segundo informações de Emiliana Freire, diretora do NAPPNE, o município de Petrolina conta com aproximadamente 50 alunos com Síndrome de Down matriculados no Ensino Regular e todos possuem atendimento  educacional especializado. “A finalidade de comemorar esse dia é diminuir o preconceito com relação a quem possui a Síndrome de Down,  dar visibilidade ao tema, além de valorizar nossos professores de AEE que colaboram para a inclusão plena de nossos alunos e colaborando na mediação do conhecimento.(…) Nossa Rede está preparada para acolher todos os alunos repeitando e valorizando suas diferenças”, pontuou
 Dia Internacional
A data  foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações (ONU), em 2011, foi o dia 21 de março, para correlacionar a data com a numeração cromossômica particular, indicando o cromossomo alterado. O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.
ASCOM