Petrolinense, primeira ouvidora em saúde do Brasil, fala no 12º Seminário Nacional de Ouvidores e ouvidorias, realizado no Recife

A Assistente Social e Advogada Zélia Galvão Martiniano Lins (carinhosamente Zélia Lins), 73 anos,  e filha do Desembargador  Pedro Martiniano Lins que foi Juiz da Comarca da cidade   de Petrolina,convidada de honra   pelo presidente do Instituto Brasileiro  Pró-Cidadania , Petrônio Omar Querino Tavares para falar de sua experiência como primeira Ouvidora em Saúde do Brasil.
O evento foi realizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, organização não governamental com larga experiência na realização de eventos temáticos no Brasil e no exterior,  realizou no Brasil, na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2018, o 12º Seminário Nacional “Ouvidores & Ouvidorias” e o 4º Seminário Internacional Ouvidores, Defensores del Pueblo & Ombudsman, com o tema “Diálogos com Ouvidorias, Defensorias del Pueblo e Ombudsman”.
“Nesse cenário, as Ouvidorias se apresentam como um importante instrumento de suporte à participação da sociedade no processo de controle social das instituições”, afirmou Petrônio Tavares, presidente do Instituto.
Na mesa: senador Cristovam Buarque, mediador José dos Reis (ouvidor da Caixa Econômica Federal) e a Ouvidora Zélia Lins
O seminário  teve como objetivo discutir o combate à corrupção e os instrumentos disponíveis para a população fiscalizar o trabalho dos políticos, dos governos e das empresas.
Zélia foi aplaudida pelos presentes e o senador Cristovam Buarque emocionado com a sua fala a beijou respeitosamente na testa.
“Foi uma surpresa para mim ser chamada para participar da mesa do senador. É o  reconhecimento de tantos anos do trabalho ao lado do professor  Dr. Ênio Cantarelli , idealizador da primeira ouvidoria de saúde do Brasil, com a finalidade de humanizar o atendimento ,do Hospital Osvaldo Cruz e PROCAPE.Realmente a gentileza me deixou feliz”, afirmou Zélia Lins.