Mensagens em WhatsApp sobre suspostos vendedores que assaltam casas são FALSAS

Como sempre o WhatsApp que é um meio de comunicação rápido, quando se usa para trabalho é uma ferramenta muito boa, mas quando se usa para notícias falsas torna-se perigoso.
Ultimamente em vários estados e cidades do Brasil, estão havendo muitos boatos em Grupos de WhatsApp e no Facebook sobre vendedores de colchões, vendedores de Net e Vivo.
“A notícia que corre é tão falsa que uma hora dizem que são vendedores de colchões, outra hora dizem que são vendedores da NET ou Vivo”. A notícia falsa alerta o povo dizendo que eles entram nas casas e roubam tudo.
Fizemos uma breve pesquisa e corremos atrás da verdade. Ao fazer a pesquisa no Google, é possível constatar que a tal notícias, além de falsa, também é antiga, aplicada há mais de três anos em várias regiões do Brasil e só mudam as fotos.
Por isso não passam de boatos (FAKE NEWS) de algumas pessoas que adoram aterrorizar a população.

Popularização das fake news

Tal compartilhamento irresponsável ocorre porque, normalmente, não é verificada a informação e a procedência da notícia. O fenômeno recorrente apresenta duas principais caracteres, as quais são a confirmação e o recebimento de pessoas que são conhecidas.
O viés de confirmação se dá quando a notícia falsa confirma uma opinião pré-existente e o indivíduo se sente tão satisfeito em estar certo, que compartilha sem verificar a procedência da notícia. Já em relação ao recebimento de notícias de conhecidos, que chegam por familiares, amigos e entre outros. As desconfianças naturais de acabam diminuindo, estimulando o compartilhamento sem prévia verificação.
Confira abaixo algumas cidades do Brasil onde se espalharam esse Boatos.
 
BOTUCATU – SP
BRUSQUE – SC
FORMIGA-MG
GUARARAPES-SP
OURICURI-PE
SÃO JOÃO DO CARIRI-PB
TAQUARA-RS
TRÊS PASSOS-RS
Resumindo: a história que aponta esses homens como possíveis vendedores de colchões, Net ou Vivo é falsa, foi desmentida por várias polícias do Brasil.
Edição: Divulga Petrolina – Nelson Fontes


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});