Servidores desmotivados e obra de reforma da biblioteca municipal parada, em Petrolina (PE)

Um prédio aberto, mas sem acesso ao público.  O acervo de livros está coberto de poeira. O cenário da biblioteca Municipal Cid Carvalho entristece  qualquer petrolinense. O prédio foi fechado em junho de 2016 para reforma. A última gestão alugou o prédio da Diocese  ao lado da Emissora Rural e transferiu parte dos livros e o atendimento ao público. 

O funcionamento  provisório  no local se estendeu  até  abril deste ano, quando a igreja católica  pediu o prédio de volta para colocar ali, a cúria  diocesana. A biblioteca provisória mais uma vez mudou de lugar. Foi para o primeiro andar  da Emissora  Rural, em três salas do prédio. 

A biblioteca ficou totalmente descaracterizado e sem a funcionalidade  adequada aos frequentadores.  Por exemplo,a sala de estudos  é  compartilhada  com a equipe de jornalismo da rádio, assim como a cantina. 
Quinze servidores municipais estão locados na biblioteca. Trabalham em regime de escala, mas o turno da noite não está  aberto porque como o prédio é  privado,  servidores municipais não  podem fazer a segurança.
Nessa situação, quem precisa da biblioteca para estudos e pesquisas perdeu quase que completamente o espaço  que é  de responsabilidade da secretaria de cultura, turismo  e esportes do município.  
A vereadora Cristina  Costa  do  PT, esteve na Emissora Rural  onde está a biblioteca  – sem acervo  – e conversou  com os servidores.  Desmotivados  porque passam o dia sem ter o que fazer, eles temem não voltar ao prédio original da biblioteca pública  pela demora na reforma  (dois anos), e pelas  especulações divulgadas na imprensa de que o poder executivo pode ter outros projetos para o lugar.

Depois de se reunir com os  servidores nas salas alugadas da Emissora Rural, Cristina Costa procurou o secretário  de cultura,   Emício Junior.  O secretário  explicou que o  projeto  de reforma da Biblioteca Cid Carvalho inclui troca de piso, ampliação  da capacidade elétrica  do prédio e climatização.  O orçamento  é  de 250 mil reais e  a primeira tomada  de preços aconteceu nesta quarta-feira (18), sem nenhum interesse  de empresas de construção  civil. Nova publicação  do processo foi feita,  e mais uma tomada de preços está marcada para o dia 07 de agosto.  O secretário se sensibilizou com a situação  dos  servidores da biblioteca e ficou de analisar a possibilidade de encontrar um outro local para o funcionamento do equipamento público. 

“Outro pleito que levei ao secretário  foi a inclusão no edital do  concurso público  a ser realizado pelo município, de bibliotecários. O município não tem mais esse funcionário  e quem desempenha as funções são professores  que estão fora da sala de aula e auxiliares de serviços gerais lotados na biblioteca. Isso é  desvio de função.  Declarou  Cristina Costa. 
O secretário de cultura  explicou a vereadora   que a reforma da Biblioteca não vai demorar e que o prédio poderá ser reaberto ao público ainda esse ano.
Assessoria de Imprensa
Vereadora Cristina Costa – PT