Veja como surgiram os BLOGS, e saiba diferenciar o que é BLOG, SITE e PORTAL; confira

Com a expansão da internet pelo mundo e a facilidade de comunicação que ela proporciona, cresceu o interesse das pessoas em possuir seu próprio espaço na web. Quando surgiram os Blogs tinham caráter puramente recreativo, eram usados como “diários virtuais”, on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunhavam suas ideias, narravam o que acontecia em suas vidas. 

Com o tempo os Blogs foram se tornando espaço de disseminação de ideias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los. O Blog é uma ferramenta de trabalho e auxílio de diversos profissionais, especialmente jornalistas, repórteres, professores e radialistas. 

O Blog tem características mais marcantes na blogosfera, e tem interação rápida entre os diversos espaços.

Muitos falam em Site, Blog e Portal. Mas poucos sabem a diferença entre eles, pois são basicamente iguais. Essa dificuldade acontece, pois não existe nenhum órgão regulamentador e a comunidade não consegue entrar em um consenso.

Abaixo veja as definições e pequenas diferenças:

Site

Qualquer projeto na web é um site, a palavra site vem da variação da palavra sítio que é utilizada no português de Portugal para referenciar os espaços na web. Porém a palavra site lembra modelos mais tradicionais na web onde a linguagem utilizada é mais formal, geralmente são utilizados para representar uma empresa de serviço, consultoria e uma loja virtual. Possui páginas abertas com conteúdos atualizados em tempos maiores. A maioria dos sites mantém um espaço classificado como Blog para que seja uma área com maior interatividade.

Blog

Basicamente um Blog tem as mesmas funções de um site, porém sua dinamicidade é muito maior e, a linguagem usada é um pouco informal. O Blog Alingua é um exemplo, o editor Cauby Fernandes usa uma linguagem informal com textos de sua própria autoria. Atualmente existem blogs dos mais variados assuntos e segmentos.


Tem Blog que trata do assunto de forma séria, outros de forma divertida. Alguns Blogs podem se diferenciar de sites também pelo seu tempo de vida útil que pode ser menor que de um site. 

Portal

Como o próprio nome nos passa a ideia, portais são sites que possuem várias “portas”, para diferentes tipos de conteúdos de diferentes assuntos, sendo assim podemos classificar os portais como espaços que aglomeram e distribuem conteúdos variados. O Divulga Petrolina e o Portal Araripe são exemplos de portais de notícias.


Os Blogs eram para continuar sendo algo pessoal como foi no início, mas acabou se transformando em Portais de notícias. Hoje fica até difícil diferenciar, porque existem muitos Blogs com a função de Portais. O Blog do Geraldo José é um exemplo disso, recheado de informações e publica várias categorias de notícias como: política, utilidade pública, esporte, notícias policiais, e em geral. 

O importante é que tanto um Blog, Site ou um Portal se for publicar notícias que sejam verídicas, e com seriedade. 
Os que publicam “FAKE NEWS” serão apenas um veículo de comunicação sem a menor credibilidade, correm atrás somente de cliques.

Nelson Fonte – Divulga Petrolina