A ausência de governadores do Nordeste é sentida no primeiro encontro em Brasília com presidente eleito Jair Bolsonaro

O primeiro encontro do presidente eleito, Jair Bolsonaro, com governadores ocorre nesta quarta-feira (14/11), em Brasília, em um almoço organizado pelos próximos chefes do Executivo do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. Chama a atenção, no entanto, a ausência governadores do Nordeste, todos do campo da oposição e que apoiaram o adversário, Fernando Haddad (PT).

 


Ibaneis Rocha (MDB), futuro governador do DF, um dos organizadores do evento, tentou colocar panos quentes na ausência. “O Renan Filho (MDB-AL), por exemplo, nos comunicou que está em viagem. Não há retaliação. Acredito que todos querem se integrar a esse novo modelo de administração”, garantiu.

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), é o único governador da região que está presente na reunião. Dias afirmou que veio representando os demais políticos nordestinos, já que faz parte do Fórum dos Governadores do Nordeste. Ele entregou ainda uma carta elaborada pelos gestores com algumas reivindicações desses estados brasileiros.

Já o futuro governador de São Paulo, João Dória (PSDB), preferiu não comentar o assunto e afirmou apenas que o tema central do encontro é a situação financeira dos estados. “Um pacto federativo será apresentado pelo Paulo Guedes e é do nosso interesse acolher. Nós vamos avaliar também o tema da reforma da Previdência e da governabilidade, já que os governadores vão precisar de ajuda, principalmente nos primeiros meses de mandato”, afirmou.