Prefeitura abre pré-inscrições para primeira turma de educação bilíngue de Petrolina (PE)

A partir desta segunda-feira (19), estão abertas as pré-matrículas para a primeira turma de educação bilíngue da Secretaria de Educação de Petrolina. Serão aulas em Português e em LIBRAS para os estudantes do 2º ano através de uma parceria com a Associação de Surdos.

Os interessados devem procurar a Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC),  localizada no bairro COHAB Massangano, zona oeste da cidade. Serão 20 vagas para formação da turma com aulas sempre pela manhã. “A princípio será uma turma, mas a depender da demanda, isso pode mudar”, diz a diretora do Núcleo de apoio psicopedagógico (NAPPNE), Emiliana Freire.

Representantes da Secretaria de Educação estiveram reunidos na última quarta-feira (14) com a Associação de Surdos para informar aos pais sobre a implantação da Sala Bilíngue na Escola CAIC. De acordo com a recomendação do Ministério Nacional de Educação (MEC), a classe de educação bilíngue contará com a presença de tradutores e intérpretes de Libras – Língua Portuguesa.

Para Emiliana,  a proposta busca promover a inclusão social efetiva dos estudantes surdos. “Para os surdos, a primeira língua que aprendem é a LIBRAS. A partir daí podem começar a estudar o Português. Por isso, com apoio de profissionais capacitados em sala, o aprendizado desses jovens pode ser potencializado”, conclui a diretora.