Governo do Estado de Pernambuco entrega 37 novas viaturas ao BEPI

O policiamento ostensivo no Interior do Estado volta a ser reforçado pelo Governo de Pernambuco, nesta quarta-feira (30/01), com a entrega de 37 novas viaturas para o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi). A solenidade de entrega dos veículos, marcada para as 09h, será realizada no Palácio do Campo das Princesas e contará com a presença do governador Paulo Câmara, do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e do comandante da PMPE, coronel Vanildo Maranhão.

Tropa especializada no combate a criminalidade organizada, principalmente em áreas de incidência da Caatinga, o BEPI conta, atualmente, com quatro unidades, sendo duas no Sertão (Custódia e Salgueiro), uma no Agreste (Toritama) e uma na Zona da Mata (Palmares). Com os novos veículos, a unidade fortalecerá a repressão ao narcotráfico e às quadrilhas especializadas em assaltos a bancos e carros fortes no Interior.

Todas as novas viaturas são do modelo S-10 4×4 e serão distribuídas entre as quatro unidades. “Com esses veículos, damos continuidade ao trabalho de qualificação dos equipamentos da Polícia Militar de Pernambuco, que teve início em 2017. Ainda fortalecemos a atuação do BEPI, que tem um papel fundamental no Interior, principalmente na área de patrulhamento rural de alto risco, sobrevivência, busca e resgate em área de Caatinga. Essas novas viaturas possibilitarão cobrir áreas rurais que, com veículos de outra categoria, não conseguiríamos atender, pois os acessos às comunidades e distritos são, em sua maioria, por estradas vicinais de difícil acesso, principalmente no período do inverno”, explica o secretário de Defesa Social Antonio de Pádua.

Atualmente com mais de 300 policiais, divididos em 10 equipes, o BEPI foi criado em 2015, pelo governador Paulo Câmara, que reformulou e fortaleceu a antiga Companhia Independente de Operações de Sobrevivência na Caatinga (Ciosac), criada em março de 2004, com sua base no município de Custódia, Sertão do Estado.

Fotos: Sgt Leandro Brayner/ 5ª EMG