16 de fevereiro é comemorado no Brasil o Dia do Repórter

Dia do Repórter é comemorado em 16 de fevereiro e é dedicado aos profissionais jornalistas que trabalham na pesquisa da informação para diversos tipos de meios de comunicação, como o Rádio, Televisão e sites de notícias.

Ele é o responsável por trazer as últimas notícias para o público, informando sobre os mais diversos fatos que possam interessar à eles. Ele produz reportagens onde são explicados fatos e situações, tendo como base fontes como pesquisas

A profissão pode ser dividida por temas, apresentando então o repórter setorista, que é especializado em assunto específico, seja ele política, economia, policial, saúde, transportes e mais.

História

Em 1442, o alemão Johannes Gutenberg revolucionou a imprensa com uma nova técnica de impressão usando máquinas – antes a impressão era manual. A invenção foi fundamental para a criação dos jornais modernos e, consequentemente, o surgimento dos primeiros repórteres. Nas décadas seguintes as publicações aumentaram e a profissão do repórter ficou mais conhecida.

No Brasil, os primeiros jornais de caráter noticioso surgiram apenas no final do século IXX, como O Estado de São Paulo e o Jornal do Brasil. Antes, os jornais publicavam conteúdo oficial e opinativo. Com essa mudança de característica, a profissão do repórter ganhou destaque no início do século XX, quando os jornais passaram a dedicar espaço para as grandes reportagens. Essas são caracterizadas pelo aprofundamento investigativo da informação, pesquisa, contextualização, abordagem multiangular e narrativa diferenciada.

Parabéns aos nossos companheiros e parceiros de notícias.