Facebook confirma plano de unir WhatsApp, Instagram e Messenger

Mark Zuckerberg anunciou que irá unir as plataformas WhatsApp, Instagram e Messenger em uma só. O foco da empresa será na privacidade e o usuário poderá enviar e receber mensagens em qualquer um dos chats sem ter cadastro ativo em todas as redes sociais. Segundo o site TechTudo, o CEO do Facebook anunciou em seu perfil na rede social que a novidade prevê melhorias na segurança das comunicações, para torná-las mais privadas, criptografadas e com limite de expiração. Outra novidade é que a integração poderá ser expandida para SMS em celulares com Android.

Na prática, a fusão entre as três plataformas vai permitir aos usuários conversar em qualquer um dos chats sem que os outros amigos tenham cadastro ativo em todas as redes. Exemplo: um usuário poderá enviar uma mensagem de WhatsApp para uma pessoa que não tenha conta no mensageiro e que receberá o conteúdo através do Messenger ou do Direct, do Insstagram. No caso dos Androids, a mensagem poderá chegar via SMS. A privacidade será reforçada na troca de mensagens, com criptografia de ponta a ponta. O serviço já está disponível para o WhatsApp e será extendido aos demais chats, para evitar que pessoas acessem as suas mensagens, incluindo o Facebook.

Outra novidade será o tempo que as mensagens ou Stories ficarão disponíveis. A ideia é que o conteúdo expire automaticamente (como já ocorre no Stories) ou seja arquivado. Os usuários poderão escolher se as conversas serão excluídas após um mês ou um ano. Dados dos usuários de países com histórico de abuso de privacidade e liberdade de expressão também não serão armazenados, para reforçar a privacidade.