Jovem que teria planejado ataques em escolas de Petrolina e Juazeiro é ouvido pela polícia, tendo computadores e celulares apreendidos

Nesta segunda-feira (18), o CICOM recebeu denúncias de conversas veiculadas no grupo de Whatsapp denominado “EL DIABLO” onde as mensagens afirmavam que iria acontecer um possível ataque ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Juazeiro, Bahia e também ao Colégio Humberto Alves, em Petrolina, Pernambuco, quando de logo equipes foram acionadas para a averiguação.

A Coordenação Regional da 17ª COORPIN recebeu professores do Colégio referido, solicitando intervenção policial, tendo as equipes do SI da Coordenadoria Regional e da 1ª DT de Juazeiro se deslocado ao endereço do suposto autor, enquanto a Coordenadora Regional foi ao Colégio citado, acompanhada de Investigadores da Delegacia de Homicídios, onde foi verificado que o autor das mensagens de incitação a crimes já teria sido, identificado, e se trava de um ex-aluno do Colégio Modelo, teria na noite anterior agredido fisicamente um colega, aluno da mesma escola, G.F.A., adolescente de 15 anos de idade, por ter sido procurado pelo menor que teria ido tirar satisfação com o ex-colega sobre as mensagens que viu na internet, querendo que o pai do suspeito tomasse conhecimento que o filho estava fazendo.

Segundo informações da polícia, o jovem suspeito agarrou o adolescente pelo pescoço e em seguida o genitor também teria agredido o menor, por último ameaçando este, dizendo que “não ia ficar assim”. Foram providenciadas conversas pela Coordenadoria Regional da Polícia Civil com os alunos do Colégio Modelo, no intuito de tranquilizar a situação, pois muitos teriam faltado à aula e os pais não teriam deixado os filhos ir à escola, já que a promessa de jovem suspeito era invadir a escola na segunda-feira (18).

A Polícia Militar garantiu a segurança ostensiva no aludido Colégio, mantendo uma guarnição no local. Nas imagens veiculadas no grupo de Whatsapp e expostas pela mídia na internet, o jovem suspeito está vestido com roupas semelhantes aos criminosos que atacaram a escola de Suzano-SP no último dia 13/03/2019, quando foram mortas 08 pessoas. Nas fotos usa máscara semelhante à dos criminosos.

Após coleta de dados, a Titular da DT de Juazeiro representou pela Busca e Apreensão de armas, munições e objetos de informática na residência de suspeito, tendo a busca sido realizada e no local foram encontrados computadores, jogos, aparelhos celulares e uma máscara preta, sendo todos os objetos apreendidos para averiguação e perícia.

Foi solicitada à Guarda Municipal de Juazeiro a apresentação do pai do jovem, Guarda Municipal de Juazeiro, os quais foram ouvidos, assim como a vítima de agressão física, que apresentava marcas visíveis de lesão no pescoço, a qual foi submetida a exame de lesões corporais.

PROVIDÊNCIAS:

▪Levantamento realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães com visita às salas de aula e conversa com os alunos pela Coordenação Regional da Polícia Civil;
▪Oitiva de vítimas e autores pelo Plantão da 1ªDT de Juazeiro;
▪Instaurado TCO de Lesão Corporal e ameaça;
▪Instaurado TCO de Apologia ao crime e ameaça;
▪Realizada Busca e Apreensão na residência do autor com apreensão de equipamentos eletrônicos e de informática;
▪Intimações de outros jovens que participaram da conversa na rede social.

Fonte: 17ª Coorpin