Parceria entre prefeitura e Coletivo Jovem, desperta consciência ambiental em alunos de Petrolina (PE)

Imaginar, desenvolver e colocar em prática ações para um lugar melhor e mais sustentável com ajuda das crianças que moram na comunidade. Este é o objetivo do projeto ‘Eu sou meio ambiente’ desenvolvido pelo ‘Coletivo Jovem de Meio Ambiente’ em parceria com a Prefeitura de Petrolina. Nesta sexta-feira (26), a Escola Olavo Bilac, da vila de ‘Atalho’, zona rural do município, foi a escolhida para receber o projeto piloto.

Cerca de 200 crianças, com idade entre 6 e 15 anos, puderam debater questões sobre o bioma Caatinga e o espaço escolar. O projeto pretende transformar o ambiente educacional e a localidade no qual está inserido,  através de atividades voluntárias sugeridas e executadas pelos próprios alunos e comunidade acadêmica.

Durante todo o dia, os alunos participaram da oficina ‘Árvore dos Sonhos’, que propôs aos estudantes a reflexão sobre as práticas voltadas para o cuidado com a natureza, dialogando sobre a situação do bioma da Caatinga e o cuidado com a fauna e flora que estão presentes na comunidade da qual fazem parte.

No decorrer do projeto serão realizadas dinâmicas e oficinas como compostagem doméstica; educomunicação; saúde dos animais; Biologando com os animais; além de ações como plantio de mudas, reaproveitamento de água e outros. Todas as atividades serão ministradas por profissionais da área da Agronomia, Veterinária, Biologia e Comunicação.

O ‘Eu sou meio ambiente’ terá duração de um ano e, é de realização do ‘Coletivo Jovem de Meio Ambiente’ em parceria com a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Giomara Damasceno – Assessora de Imprensa – Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR)
Secretaria de Desenvolvimento