Ciclo junino de Petrolina tem: forró e corrida de jegues na “Jecana do Capim” com distribuição de R$ 30 mil em prêmios

O mês de junho começa dando continuidade ao ciclo junino de Petrolina. Tanto que, no próximo sábado, 1º de junho, e domingo (2), será a hora dos petrolinenses aproveitarem a 48ª edição da tradicional ‘Jecana do Capim’. A programação do evento inclui forró, corrida e desfile de jegues ornamentados. Serão distribuídos até R$ 30 mil em prêmios em eventos com atrações que vão se apresentar no povoado durante os dois dias de festa.

Como é tradição, a programação tem início com a celebração de uma missa na igreja da comunidade, às 19h, ainda na sexta-feira (31). Os festejos começam no dia seguinte, a partir das 14h com o ‘Torneio de Futebol Júlio José dos Santos’, no campo da comunidade.  Em seguida, às 17h será a ‘Jegueada’ dentro da vila. Os shows de César Tenório, Suzana Coelho e Sérgio do Forró, começam a partir das 20h. Na manhã do domingo, às 9h, será a tradicional corrida de jegue. A farra continua em seguida, com o ‘Forró do Poeirão’, que inclui as apresentações de Guilherme Dantas e Victor Fernandes.

Idealizada pelo radialista Carlos Augusto, a ‘Jecana do Capim’ é realizada há mais de 40 anos,como uma forma de homenagear ao jegue, animal de auxilia o homem sertanejo nas diversas demandas no campo. O evento está sendo organizado pela Associação de Moradores do Capim, com o apoio da Prefeitura de Petrolina. “É papel do município fortalecer as tradições culturais da nossa terra e é isso que estamos fazendo. Trabalhamos para que a festa seja mais um sucesso do nosso ciclo junino. A expectativa é que aproximadamente 10 mil pessoas passem pelo povoado durante o fim de semana”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emício Júnior.

Texto: Andréa Meireles

Por: ASCOM – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo