‘Monumento do Centenário’ começa a ser requalificado em Petrolina (PE)

Um dos cartões postais de Petrolina, localizado na entrada da cidade, está prestes a ganhar cara nova. Isso porque a prefeitura iniciou nesta terça-feira (28) o trabalho de requalificação do ‘Monumento do Centenário’. A obra está sendo realizada por uma empresa privada, através de um acordo firmado com a Prefeitura de Petrolina. A previsão é de que em até 90 dias ela seja concluída.

O local já está cercado com redes de proteção devido ao início do serviço. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação diz que além da requalificação dos elementos já existentes, como estátuas, monumento, iluminação e espelho d’água, o projeto também prevê novidades. “Os canteiros centrais próximos à rotatória vão receber uma vegetação rasteira. Em um deles, será hasteada uma bandeira de Petrolina”, explica.

O Monumento do Centenário foi inaugurado em 1995, no aniversário de 100 anos do município. Ele enaltece aspectos e figuras importantes da história da cidade. O elemento de maior destaque é a vela de um barco gigante, mas o monumento ainda destaca três pilares: trabalho, fé e educação, representados pelas estátuas do ex-deputado federal Nilo Coelho, Dom Malan e Irmã Luizinha, respectivamente. Localizado na rotatória que liga as Avenidas Sete de Setembro, Monsenhor Ângelo Sampaio e Cardoso de Sá, o Monumento do Centenário impressiona pela grandiosidade.

Além desse monumento, o acordo também prevê a reforma da rotatória que liga as avenidas Marechal Hermes da Fonseca, Fernando Farias e da Fertilidade, e, também, a do giradouro que faz a conexão entre as avenidas dos Tropeiros, a Transnordestina, Terezinha Campos e a da Fertilidade.