Palestra expõe avanços da Odontologia Digital em Petrolina (PE)

Por: Carlos Laerte

O implantodontista e especialista em Odontologia Digital, Alan Costa, só precisou de alguns minutos para prender a atenção dos cirurgiões-dentistas e estudantes de Odontologia reunidos, na noite desta sexta-feira (24), no Petrolina Palace Hotel.

Dono de um estilo claro e objetivo, o renomado professor, que veio de Curitiba – PR para ministrar a palestra ‘Transformação Digital – Uma Nova Era da Odontologia’, começou a apresentação destacando alguns avanços tecnológicos do segmento. Falou da tomografia que permite diagnósticos com alta precisão e mostrou o conjunto das informações que fornecem a “cabeça virtual” do paciente.

“Hoje podemos com eficiência e segurança fazer o passo a passo do chamado “planejamento reverso digital”. Esses avanços são cada vez mais indispensáveis nos tratamentos reabilitadores e em praticamente todas as especialidades odontológicas”, enfatizou Alan Costa.

Em outro momento, o professor exibiu os scanners intra-orais que vieram para substituir as moldagens e o escaneamento de face que vem se tornando uma valiosa ferramenta para a odontologia moderna em todo mundo.

Para o cirurgião-dentista, Ciro Falcão, a palestra além de oportuna também esclareceu muitos pontos importantes especificamente para sua especialidade, Dentística. “Particularmente achei fantástico tudo que foi dito sobre o planejamento digital do sorriso e das mais variadas possibilidades de tratamento que a Odontologia Digital permite”.

Já a estudante de Odontologia, Nicole Evangelista, ficou impressionada quando o professor mostrou o antes e o depois de tratamentos, a exemplo de lentes de contato e cirurgias de implante. Tudo feito previamente no computador e demonstrado ao paciente em impressora 3D.

A palestra gratuita foi promovida pela Unimagem (Unidade de Imagens da Face) que completou recentemente 25 anos e, para ampliar e atualizar os conhecimentos dos cirurgiões-dentistas na região, já trouxe profissionais nas áreas de radiologia, tomografia, implante, estética e administração. Após o encerramento foi servido um coquetel.