Sonora Brasil celebra a música indígena em Petrolina (PE)

A musicalidade indígena tomará conta do Sesc Petrolina nos dias 6 e 7 de maio. Com o tema “A música dos povos originários do Brasil”, a 22ª edição do projeto nacional Sonora Brasil traz à cidade apresentações de grupos indígenas de Pernambuco e Alagoas, além de debate e exibição de filme. Toda a programação é gratuita e será realizada no Teatro Dona Amélia e no IF Sertão.

A primeira atividade uma roda de conversa na segunda-feira (6/5), às 16h, no Teatro Dona Amélia, Sesc Petrolina, com as etnias Kariri-Xocó (AL), Fulni-ô (PE) e Truká (PE). Depois, a partir das 19h, se apresentam os Trukás (Cabrobó-PE) e os grupos Memória Fulni-ô e Dzubucuá.

Na terça (7/5), a programação ocorrerá no auditório do IF Sertão. Às 14h, haverá uma aula-espetáculo com Wadja Fulni-ô e às 19h o público poderá assistir ao filme “Martírio”, dos diretores Vicente Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita. O documentário analisa a violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais.

Fulni-ô – As músicas tradicionais do povo Fulni-ô são o toré e a cafurna. O Toré é um ritual sagrado e consiste em um cântico coletivo sem letra em que se utilizam instrumentos de sopro junto à percussão. As cafurnas, em yaathe unakesa, são cantadas e acompanhadas de maracás de mão e de tornozelo e retratam a realidade e o contexto indígena, tratando de temas que abrangem aspectos como preservação da natureza, reverência aos animais da região e identidade indígena.

Kariri-Xocó – Os Kariri-Xocó vivem na região do baixo São Francisco em Alagoas e também têm como tradição o canto do toré, ritual indígena mágico-espiritual que envolve performance corporal e música. Os torés tradicionais não têm letras e utilizam os buzos (espécie de flauta), maracás de mão e de tornozelos. No repertório, além dos torés, estão os rojões, que são um reflexo do trabalho nas fazendas e da dinâmica de trocas culturais ocorridas na região. As letras cantadas em português possibilitam conhecer um pouco da história do povo.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Sonora Brasil

  • Dias 6 e 7 de maio
  • Locais: Teatro Dona Amélia (R. Pacífico da Luz, 618 – Centro) e IF Sertão (R. Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791 – João de Deus)
  • Acesso gratuito
  • Informações: (87) 3866 -7454