‘1º Encontro da Agricultura Familiar’ de Petrolina discutiu o fortalecimento da merenda escolar no município

Visando o fortalecimento da alimentação escolar de Petrolina, foi realizado nesta sexta-feira (14), no auditório do SEST/ SENAT, o ‘1º Encontro da Agricultura Familiar’. A iniciativa da Prefeitura de Petrolina com o apoio dos colaboradores do Programa Nacional da Alimentação Escolar do Município, abordou questões pertinentes aos cuidados com a qualidade dos alimentos inseridos na alimentação de crianças, jovens e adultos da rede municipal de ensino.

Com a presença de cerca de 200 pessoas, o evento contou com a participação de agricultores, autoridades do município, como o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando e representantes das unidades de ensino da rede municipal. O público teve a oportunidade de conhecer mais sobre a evolução do cardápio da merenda escolar nos últimos anos e participar de mesas redondas sobre o Papel da Agricultura Familiar no cardápio das escolas de Petrolina. O evento contou ainda com a exposição de produtos de comunidades da região e um lanche preparado somente com produtos da Agricultura Familiar.

O evento foi encerrado com uma mesa redonda com os representantes dos sindicatos agrícolas, agricultores e Secretaria de Educação sobre os produtos fornecidos para o PNAE. Para Ozaneide Gomes, representante dos produtores familiares do Assentamento Mandacaru, em Petrolina, a iniciativa da prefeitura é também uma conquista para os produtores. “O encontro revela o quanto o prefeito Miguel Coelho está sensível em inserir de forma mais exitosa a agricultura familiar nas ações do município. Somente nessa gestão conquistamos a venda de mais de 40% dos produtos da Agricultura Familiar para o município. Isso é motivo de muita satisfação”, destaca.

Para Geórgia Moura, diretora de Alimentação Escolar, o evento foi um marco na relação de parceria que a Prefeitura de Petrolina deseja manter com os produtores locais. “Esse nosso encontro foi o primeiro de muitos que virão pra somar forças entre o poder público e os produtores sociais. Nós conseguimos juntar ao mesmo tempo representantes da comunidade; educadores; representantes sindicais; o Poder Executivo e a Secretaria de Educação, então dessa forma nós conseguimos fortalecer esse vínculo que é criado em prol da alimentação escolar do município. Temos mais de 53 mil alunos sendo beneficiados com legumes, verduras, frutas, polpas de frutas, entre outros alimentos balanceados nutricionalmente“, ressalta.

Adailma Gomes – Assessora de imprensa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios