APAE de Juazeiro no Norte da Bahia comemora 31 anos com programação bastante diversificada

Por: Carlos Laerte

Um animado Arraiá com direito a quadrilha junina, coroação do rei e da rainha do milho e sorteio de um balaio cheio de surpresas deliciosas, marcam nesta terça-feira (18), a partir das 9h, o encerramento das comemorações dos 31 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Juazeiro – BA.

A festa, que começou no último dia 4 na sede da instituição com uma feira da pechincha, vem movimentando os 300 alunos, familiares, professores e funcionários com uma programação bastante diversificada. Entre as atrações mais concorridas, destaque para o bazar, oficinas e a quermesse de Santo Antônio.

Neste domingo (16), as comemorações começaram no início da manhã com o hasteamento das bandeiras. Depois, o público participou da inauguração de uma sala de aula e de uma missa em ação de graças, acompanhada pelo Coral Santa Cecília. Durante os ritos da celebração, a diretora geral da APAE de Juazeiro, Maria do Socorro Pontes, lembrou os nomes dos fundadores da entidade.

“Agradecemos a Deus a Léa Khoury e ao ex-prefeito de Juazeiro, Jorge Khoury, por tão nobre iniciativa. Hoje somos uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que promove ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e sua inclusão social”, pontuou. A diretora agradeceu ainda o apoio das autoridades, da comunidade e de empresas, a exemplo da Agrovale, que vem colaborando com a instituição desde a sua fundação.

Agradecimentos 

Após a missa, os alunos receberam muitos aplausos na quadra da escola com a apresentação de capoeira, percussão e Maculelê. Na sequência, todos foram convidados ao refeitório onde foi servido um gostoso café da manhã nordestino.

Para a professora Nely Muniz, mãe da pequena Letícia Nicoli, que recebe atendimento especial na entidade, a APAE de Juazeiro é muito mais que uma instituição de assistência social. “Minha filha hoje responde bem mais positivamente ao tratamento. Aqui contamos com profissionais capacitados, respeito e dedicação nos atendimentos fonoaudiológico, psicológico e de terapia ocupacional”, agradeceu.

A mãe do aluno Moisés Alves dos Santos, Maria José, também fez questão de agradecer a evolução do tratamento do seu filho. “Nestes últimos três anos, Moisés melhorou demais. Ele está muito mais comunicativo, gosta de cantar, de dançar e participa da capoeira e do futebol. Ele é feliz aqui”, concluiu. 

Encerrando as comemorações do domingo, os alunos escolheram a melhor roupa no armário para encantar a todos dançando a valsa dos 31 anos da APAE de Juazeiro.