Em coletiva com a imprensa, Miguel Coelho detalha todos os serviços para o São João de Petrolina 2019

Com a expectativa de atrair mais de 700 mil pessoas em nove dias de festa, o São João de Petrolina terá um esforço coletivo da Prefeitura, Polícias Militar, Civil, Rodoviária, entre outros colaboradores para dar conforto e segurança ao público no Pátio Ana das Carrancas. Nesta quinta-feira (13), o prefeito Miguel Coelho detalhou como funcionarão diversos desses serviços e a estrutura de apoio para um dos maiores eventos culturais públicos do Brasil.

No início da apresentação, o prefeito revelou a expectativa de aumentar o volume de turistas para mais de 20 mil pessoas de dezenas de cidades do País. Uma evidência desse volume de público é o fato de quase 100% das vagas nos hotéis já estarem reservadas entre os dias 14 e 23 de junho, datas da programação junina no Sertão. Os turistas aliados ao público local devem movimentar a economia local em mais de R$ 240 milhões, gerando ainda mais de 10 mil vagas de trabalho.

Miguel ainda falou dos avanços nos últimos anos nas áreas de segurança e trânsito, quando foram reduzidos os indicadores de criminalidade e agilizado o tráfego de veículos nas rotas de acesso ao Pátio Ana das Carrancas. Em 2019, só da Guarda Civil e Polícia Militar estarão escalados, em média, 200 agentes, além de 300 seguranças de uma empresa contratada.

“Está tudo pronto, organizado, planejado, na expectativa de fazer mais uma vez uma grande festa. Com a união de todos, Prefeitura, Polícia, Imprensa, Governos Federal e do Estado, acreditamos que vamos fazer o melhor São João do Brasil, com segurança, cultura, diversão, economia e paz”, disse o prefeito, resumindo as expectativas para a festa.

Confira os principais serviços do São João de Petrolina:

Segurança – Guarda Municipal, Polícias Civil, Rodoviária e Militar, fiscais e seguranças estão mobilizados para garantir por mais um ano um São João tranquilo em Petrolina. Só da Guarda e PM estarão escalados, em média, 200 agentes. Outros 300 seguranças ajudarão no monitoramento da festa. O esquema ainda envolverá pontos fixos de vigilância, dezenas de viaturas dos órgãos federais, estaduais e municipais. A meta é manter por mais um ano, uma festa sem incidentes graves, a exemplo de 2018, quando foi registrada uma redução de 35% nas ocorrências.

Trânsito – 40 agentes, 11 carros e motos, além de 2 caminhões foram mobilizados para garantir o fluxo do trânsito nos caminhos de acesso ao Pátio Ana Carrancas. Também haverá uma ampla área de estacionamento no entorno do pátio com apoio de fiscais de ordenamento e trânsito.

Transporte – mais uma vez, o Expresso do Forró será uma opção para se deslocar sem paradas do River Shopping até o pátio, das 19h às 4h, todos os dias. Ainda estarão disponíveis 250 táxis, 150 mototáxis e mais de 1.000 veículos de transporte por aplicativo.

Limpeza e iluminação – um esquema especial de serviços de manutenção será realizado todos os dias no pátio e entorno. 60 servidores trabalharão na limpeza e iluminação no período junino. O trabalho contará com apoio ainda de carros-pipa, caminhões e guindastes.

Social – o São João será também a oportunidade para incentivar a solidariedade com a Campanha do Agasalho com pontos de doação de roupas no Pátio Ana das Carrancas, Shopping, Facape e sede da Prefeitura. Durante o evento também será estimulada a inclusão com um Lounge da Acessibilidade exclusivo para pessoas com deficiência. A prefeitura ainda montará um estande para acolher os filhos de ambulantes que trabalharão no Pátio Ana das Carrancas.

Saúde – uma equipe do SAMU, ambulâncias e oito profissionais da Vigilância Sanitária estarão todos os dias no pátio para atendimento médico e fiscalização da segurança alimentar.