HDM e UPAE são destaque no Congresso de Experiências Exitosas do IMIP

O Congresso de Experiências Exitosas do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) encerrou na última sexta-feira (14) e o saldo do evento foi muito positivo, inclusive para a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e o Hospital Dom Malan que apresentaram juntos 10 trabalhos.

A UPAE aprovou trabalhos nas áreas de farmácia, gestão, terapia ocupacional e serviço social. Já o HDM: ações desenvolvidas no setor de alto risco do hospital; Grupo de Apoio às Mães de Prematuros; enfermagem e amamentação; práticas educativas da fisioterapia; e educação em saúde na emergência obstétrica.

De acordo com a coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin, que apresentou o projeto “Anjo” a oportunidade de expor iniciativas que deram certo para outras instituições de saúde do estado é única. “Significa que nós achamos um caminho próprio de fazer as coisas e que o percurso que fizemos até agora tem nos levado longe. Isso dá um orgulho danado”, ressaltou.

A ideia do Seminário de Práticas Exitosas cresceu tanto que virou Congresso, abrangendo outras instituições de fora do IMIP. A iniciativa reconhece boas práticas e ações positivas que merecem ser compartilhadas.

O superintendente do HDM, Etiel Lins, acredita que “ter trabalhos aprovados em diversas áreas demonstra muita coisa, inclusive que o coletivo do Dom Malan funciona bem”. Esse é o quarto ano que a equipe do hospital participa e ganha destaque. “Então, estão todos de parabéns”, finaliza.

O Congresso

Foram três dias de intensa troca de aprendizagem e os vencedores dos trabalhos mais bem avaliados pela comissão receberam o Prêmio Fernando Figueira de Excelência de Gestão em Saúde. Os trabalhos em formato pôster receberam Menção Honrosa.

Trabalhos Apresentados (UPAE)

  • UTILIZAÇÃO DA FARMACOECONOMIA NA URGÊNCIA DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DA CIDADE DE PETROLINA-PE: MODIFICAÇÃO DA VIA DE ADMINISTRAÇÃO DO MEDICAMENTO.
  • IMPACTO CLÍNICO E ECONÔMICO DA ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO HOSPITALAR NO USO DE ANTIMICROBIANOS.
  • PROJETO ANJO.
  • ENCONTRO DE SERVIÇO SOCIAL.
  • TERAPIA OCUPACIONAL EM ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL NO CONTEXTO GRUPAL COM PORTADORES DE MICROCEFALIA POR ZIKA VÍRUS E SEUS FAMILIARES: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA.

    Trabalhos Apresentados (HDM)

 
  • AFET(AÇÕES) NA FACILITAÇÃO DE ENCONTROS REFLEXIVOS-INTERVENTIVOS COM GESTANTES DE ALTO RISCO NO HOSPITAL DOM MALAN.
  • CRIAÇÃO E INSERÇÃO DO GRUPO DE APOIO ÀS MÃES DE PREMATUROS (GAMP): UMA PROPOSTA DE HUMANIZAÇÃO AOS CUIDADOS MÃE/FILHO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO.
  • A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM PARA SUCESSO DA AMAMENTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
  • FISIOTERAPEUTAS DA UCI NEONATAL DO HOSPITAL DOM MALAN PROMOVEM PRÁTICAS EDUCATIVAS DE APOIO AO ALEITAMENTO.
  • MATERNO ÀS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS E DE BAIXO PESO.
  • IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE NA EMERGÊNCIA OBSTETRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Por: ANNA MONTEIRO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO HOSPITAL DOM MALAN/IMIP – PETROLINA (PE)