Prefeitura de Petrolina alerta sobre danos em acender fogueiras em ruas asfaltada

Por: Giomara Damasceno

Quando se pensa em São João já vem logo na memória o friozinho, comidas típicas, forró, festa e fogueiras. O que pouca gente sabe é que as tradicionais fogueiras acesas nos dias dos santos juninos podem danificar o asfalto. Por isso,  a Prefeitura de Petrolina alerta a população para maneira correta de acender um dos maiores símbolos do período, sem causar prejuízos à pavimentação da cidade.

A explicação para o dano está na composição do asfalto. O fogo reage com o betume, produto derivado do petróleo. O alerta vale a toda população e principalmente, para quem teve a rua pavimentada ou recapeada recentemente, pois o asfalto novo ainda está em processo de ‘cura’ e o dano pode ser ainda maior.

O secretário executivo de Infraestrutura, Anderson Freire, diz que dá para manter a tradição, mas são necessários alguns cuidados. “É preciso que antes de se montar a fogueira se faça uma base de areia. Essa camada pode ser de um metro de largura e comprimento e com, no mínimo, 10 centímetros altura. Para evitar que se espalhe, o morador pode usar blocos para fazer a contenção do material. O ideal é que a fogueira fique ao centro com, pelo menos, 20 centímetros de distância das laterais. Assim, a população curte o São João e ainda ajuda a manter a cidade cada vez mais forte” explica o gestor.

Ao todo, mais de 170 ruas na zona rural e urbana de Petrolina estão sendo asfaltadas. O trabalho faz parte do pacote de investimentos Petrolina Cresce e é desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA).

Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) – Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Clique aqui e fale com Divulga Petrolina pelo WhatsApp
Fechar