Com aprovação de 98%, São João de Petrolina rende mais de 18 mil empregos e R$ 228 milhões para a economia

Nesta quarta-feira (03), em coletiva com a imprensa, o prefeito Miguel Coelho mostra os resultados da avaliação do São João de Petrolina, como infraestrutura, economia e segurança.

Hotéis lotados, aumento de turistas, geração de 18 mil empregos diretos e indiretos e aprovação quase total da população sobre o São João de Petrolina. Esses são alguns dos dados apresentados pelo prefeito Miguel Coelho na manhã desta quarta-feira (03), no Centro de Convenções. Os resultados foram levantados em pesquisa realizada pela Prefeitura de Petrolina para avaliar o nível de satisfação e indicadores econômicos ao longo da festa junina.

O levantamento apontou uma aprovação do público de 98,55% numa avaliação geral sobre o evento realizado no Pátio Ana das Carrancas. Para 79,72%, a festa foi melhor ou tão boa quanto no ano passado, enquanto 11,78% preferiu a edição de 2018. O São João dos Bairros também teve elevada avaliação, com 97,93% de ótimo, bom ou regular.

Com um alto nível de aprovação da festa, o impacto maior foi deixado para a economia local. A pesquisa calculou em torno de R$ 228 milhões em movimentação econômica na cidade. Foram identificados ainda um crescimento de 20%, em relação a 2018, no número de turistas em Petrolina, advindos de mais de 100 municípios brasileiros, e a geração de 18 mil empregos diretos e indiretos – 80% acima da expectativa.

A segurança e a infraestrutura do evento também tiveram elevados índices de aprovação. A limpeza foi considerada ótima, boa ou regular por 91,6%. O trabalho de segurança, que não registrou nenhuma ocorrência grave, recebeu avaliação ainda mais alta, com 97,55% de aprovação. Já o acesso do público ao pátio foi bem avaliado por 94,11% das pessoas.

Para o prefeito Miguel Coelho, os resultados da avaliação da festa, infraestrutura, economia e segurança comprovam um salto de patamar do São João de Petrolina no cenário nacional. “Não é exagero dizer que nunca tivemos um evento tão grande e com tanto resultado positivo para a cidade. O São João de Petrolina hoje tem uma dimensão nacional, os números estão aí para provar, principalmente na parte econômica e turismo. Podemos dizer, então, que Petrolina tem o melhor São João do Brasil e que é orgulho de nosso povo”, definiu o prefeito.

O São João de Petrolina teve público estimado em 700 mil pessoas, 105 artistas e bandas, sendo 42 atrações no pátio Ana das Carrancas. O circuito junino foi realizado entre os dias 17 de maio e 30 de junho, oferecendo ao público shows abertos com artistas locais, nacionais e internacionais, concursos de quadrilhas, sanfoneiros, ruas ornamentadas e violeiros, eventos descentralizados nos bairros, e a celebração da cultura nordestina por meio de atividades consagradas no imaginário popular sertanejo a exemplo da Missa do Vaqueiro, o Forró da Espora e a Jecana do Capim.