Décima “Missa do Acordo de Paz” entre famílias de Cabrobó e Belém do São Francisco realizada na tarde de domingo

Integrantes das famílias Nogueira, Russo, Araquan, Claudio e Benvindo, estiveram reunidos na tarde deste domingo (28) para comemorar o acordo de PAZ que foi feito pelos seus líderes no ano de 1999. Essas famílias passaram vários anos em conflito armado, vidas foram ceifadas e famílias inteiras destruídas. Motivados pelo ódio, o rancor e desejo de vingança, os membros dessas famílias foram responsáveis pela produção de destruições ao longo de muitos anos.

Num determinado dia o agricultor Barná Russo, Rogério Araquan, Joselito Nogueira e José Neto Benvindo, resolveram se desarmar em todos os sentidos e sentar a mesa para tratar do futuro das cinco famílias e do sertão pernambucano. Todos eles se desfizeram de sentimentos produtores da destruição, alimentados pelo amor deram início a construção de um Processo de Paz que foi alcançada pelas famílias diretamente envolvidas no conflito e por todos os sertanejos de Belém do São Francisco e Cabrobó.

O 20º Encontro de Paz das famílias Nogueira, Russo, Araquan, Claudio e Bem-vindo, foi realizado na Fazenda Canto, Município de Belém do São Francisco e que é de propriedade do agricultor Vavá Araquan. Membros de todas as famílias, jovens, crianças, adultos, homens e mulheres, se juntam não mais para falar de um passado triste e com muitas perdas, mas, para falar do quanto é bom viver em Paz, entre amigos e pavimentando caminhos que possam conduzir a todos para um futuro bem melhor.

Rogério Araquan, Barná Russo, Joselito Nogueira, José Neto Bem-vindo e Paulo Gonçalves (Claudio), falaram representando suas respectivas famílias. Cada um deles fez questão de dar testemunhos da importância que é esse acordo de Paz, levando em consideração que ao longo desse tempo muitas vidas foram poupadas. O Bispo da Igreja Católica que presidiu a cerimônia religiosa lembrou que o acordo comemorado por essas cinco famílias serve de exemplo para o estado e o Brasil.

O encontro foi prestigiado por autoridades de Municípios dos Estados de Pernambuco e da Bahia, estiveram por lá o prefeito de Belém do São Francisco, Professor Licínio Lustosa, o prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti, o prefeito de Macururé-BA, Everaldo Carvalho, o secretário de comunicação de Abaré-BA, Zezinho de Salomão, o ex-prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres, o Delegado de Policia Civil, Dr. Elioenai Dias Filho, os vereadores de Cabrobó, Romero Gomes e João Pedro e os vereadores de Belém do São Francisco, Vandinho Marcula e Quinca Valdivino.

CONFIRA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI ( AQUI )

Por: Didi Galvão