Prefeitura de Petrolina faz mapeamento e atualiza cadastro de ruas com e sem pavimentação

Durante anos, a população questionava o fato de ruas constarem no cadastro da Prefeitura de Petrolina como pavimentadas, quando na verdade estavam na poeira. Esse problema foi solucionado após um longo trabalho de mapeamento das vias da cidade. Numa ação pioneira, a Prefeitura contabilizou 1374 ruas e avenidas com algum tipo de pavimento, ou seja 55% do total da malha viária agora está listada oficialmente como calçada.

A ação desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Mobilidade totalizou ainda que 675 dessas ruas são cobertas por asfalto. Já as vias com paralelepípedos somam 653, enquanto existem 40 ruas de piso intertravado e seis corredores de concreto. Ainda restam ser pavimentadas 1148 ruas da cidade.

Além desse levantamento, foi realizado um trabalho que mediu a qualidade do asfalto nas vias. Com uma tecnologia desenvolvida na Dinamarca e aperfeiçoada nos Estados Unidos, o Falling Weight Deflectometer  (FWB), foi possível medir a qualidade das ruas e a situação real dos pavimentos já existentes. Esta análise irá possibilitar a definição, com maior facilidade, da priorização de obras e da otimização de verbas.

Petrolina é a primeira cidade do interior do Nordeste a promover esse levantamento técnico, em Pernambuco apenas o Recife possui cadastro de ruas com e sem pavimento. “Tínhamos um sério problema ao assumirmos a pasta, pois não havia em nenhum lugar um histórico das ruas pavimentadas de Petrolina. Agora, após realizamos um estudo criterioso, sabemos quantas ruas possuem, por exemplo, asfalto, paralelo ou ainda não têm nenhum tipo de pavimento. Este mapeamento irá facilitar o direcionamento das necessidades da cidade” pontua o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado.

Apesar de o número de vias sem pavimento ainda ter um volume grande, quase a metade do município, a tendência é essa situação ser reduzida nos próximos anos por conta do programa de infraestrutura “Petrolina Cresce”. Já foram pavimentadas ou estão em execução cerca de 200 ruas. A meta é até o fim de 2020 concluir
a pavimentação de cerca de 300 vias.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios