Prefeitura investe em capacitação para professores da Educação Infantil em Petrolina (PE)

Seguindo o cronograma de capacitações, a Prefeitura de Petrolina iniciou nesta segunda-feira (8), e segue até o próximo dia 18 de julho para educadores da Educação Infantil (berçário, maternal 1 e 2, pré 1 e  2), mais uma formação, cujo foco principal é implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil e ensino fundamental. A BNCC também é considerada fundamental para reduzir desigualdades na educação no Brasil.

“Até o ano passado tínhamos como base os RCNEIS E DCNEIS. Partindo do princípio de que a partir de agora a nossa base é a BNCC, precisamos atualizar nossos educadores, desde o material didático utilizado, às práticas pedagógicas que serão aplicadas em sala de aula. Então precisamos associar todos esses instrumentos, toda a vivência de campo desses professores para só então construirmos com diálogo, o nosso trabalho anual”, explicou o superintendente pedagógico da Secretaria Executiva da Primeira Infância, Alan Costa, que também foi o instrutor da formação coordenada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

O momento foi dividido entre teoria e prática, onde os educadores puderam experimentar vários estímulos que puderam despertar sua sensibilidade e capacidade de criação. “Foi um momento maravilhoso. Eu estava sentindo falta desses encontros. Aqui podemos refletir intensamente sobre nosso papel enquanto educador. Saio daqui gratificada”, externou a professora da CEMEI Cícero Luz, Claudia Nascimento.

As formações são realizadas continuamente pela equipe da Secretaria Executiva da Primeira Infância, em visitas as unidades escolares e no acompanhamento presencial junto aos professores, numa participação ativa das ações aplicadas em sala de aula. “Aguardava por esse encontro desde o inicio do ano porque para mim tudo é novo. Saio daqui revigorada, entusiasmada com toda experiência vivenciada desse encontro. Tenho certeza que vou para a sala de aula muito mais motivada e pronta para contribuir com o desenvolvimento dos meus alunos”, disse a professora da CEMEI Tia Dulcinéia, Joselita Maria dos Santos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios